terça-feira, 4 de novembro de 2025

Durante os sábados de novembro, o espaço ficará fechado para visitação, enquanto os artesãos participam de formações voltadas à comunicação, marketing e vendas digitais.

Durante todos os sábados de novembro, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) será transformado em sala de aula. O espaço, referência no artesanato maranhense, deu início neste sábado (1º) a um ciclo de capacitações voltadas aos artesãos permissionários, desenvolvido em parceria com o projeto de extensão Ceuma Mídia Labs, da Universidade CEUMA.

A iniciativa visa aprimorar as habilidades de comunicação, marketing e vendas digitais dos artesãos, fortalecendo o posicionamento do artesanato maranhense também no ambiente on-line. As oficinas acontecem das 9h às 11h, e, durante esse período, o espaço permanecerá fechado para visitação pública.

No primeiro encontro, 17 artesãos participaram ativamente das atividades, que combinaram teoria e prática em volta de temas ligados à comunicação visual e estratégias de divulgação nas redes sociais.

“O Ceprama não é apenas um espaço de comercialização; ele é um centro de aprendizado, formação, inovação e valorização do artesanato maranhense. Os workshops abordarão temas essenciais para os artesãos, com o objetivo de ampliar as oportunidades de comercialização e fortalecer a economia criativa estadual”, destacou o gestor do Ceprama, Silveiro Costa.

O coordenador do projeto Ceuma Mídia Labs, professor Miguel Abdala, ressalta que a ação aproxima o meio acadêmico do mercado, gerando benefícios mútuos. “Para os estudantes, é a oportunidade de aplicar o que aprendem em sala de aula com um público real, vivenciando a comunicação de forma prática. E, para os artesãos, é uma chance de profissionalizar a divulgação dos seus produtos, ampliar o alcance e fortalecer suas marcas”, destacou.

“O primeiro dia de apresentação do workshop foi muito legal. Sentimos uma troca rica de aprendizados e experiências dos artesãos que estavam engajados e cheios de expectativa. Ansiosa pros próximos dias”, comentou a estudante de publicidade e Propaganda do Universidade Ceuma, Rayane Santos.

Entre os participantes, o entusiasmo foi o ponto comum. A artesã Neide Baldez, criadora da marca Tok Africano e nova permissionária do Ceprama, que trabalha com biojoias e artesanato inspirados na cultura afro, avaliou positivamente a experiência. “Vivemos uma manhã de muito aprendizado, aprender para empreender. Essa parceria é maravilhosa e veio para fortalecer nossas redes sociais e a forma como divulgamos nosso trabalho. Fiquei encantada com o convite e com a proposta do projeto, que é linda e muito necessária. Tenho certeza de que esse aprendizado vai render muitos frutos e muitas coisas boas virão”, destacou a artesã.

As capacitações prosseguem nos dias 8, 22 e 29 de novembro, sempre no mesmo horário. Ao longo do mês, novos grupos de artesãos terão acesso aos conteúdos, que incluem também orientações sobre atendimento, precificação e estratégias de presença digital.

O Ceprama reúne, em suas instalações, peças produzidas com matérias-primas típicas do Maranhão, como buriti, sementes, cerâmica, madeira, renda de bilro, biojoias, couro e materiais reciclados, e atua como um polo que agrega diversas tipologias artesanais do estado.


Serviço:

O quê: CEPRAMA se transforma em sala de aula e lança ciclo de capacitações para artesãos em parceria com a Universidade CEUMA

Quando: 8, 22 e 29 de novembro

Onde: CEPRAMA – Rua São Pantaleão, nº 1322, Bairro Madre Deus, São Luís – MA


Informação: Turismo MA 

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