sexta-feira, 7 de novembro de 2025

O evento será realizado de 12 a 14 de novembro, na Praça da Vila São Francisco, reunindo com programação de capacitação e espaço para geração de oportunidades comerciais.

A Feira de Negócios Sebrae tem como objetivo gerar conexões e fortalecer negócios (Sebrae/Divulgação)

Estreito se prepara para receber, de 12 a 14 de novembro, a Feira de Negócios do Sebrae, evento que coloca o município no centro das atenções do empreendedorismo regional. O evento acontece em um momento em que a cidade busca retomar seu ritmo econômico e reorganizar o comércio local, após os impactos do colapso da Ponte Juscelino Kubitschek, em dezembro de 2024.

Desde o início da crise, o Sebrae atuou de forma contínua no território, estruturando ainda em dezembro um plano emergencial que começou a ser executado em janeiro de 2025. Foram realizadas visitas técnicas, escutas a empresários e representantes do poder público, além de consultorias, mentorias, oficinas e o projeto Reconstruindo Negócios, que apoiou empreendedores diante da queda no fluxo de consumidores e das dificuldades do varejo local

O diretor-superintendente do Sebrae, Albertino Leal, destaca que a feira é a culminância dessas iniciativas. “No final do ano passado, a ponte de Estreito caiu, mas ao longo deste ano novas pontes foram construídas. Desde o primeiro momento, trabalhamos para que aquela situação grave não tivesse consequências ainda maiores, atuando junto aos parceiros e acompanhando de perto os empreendedores para transformar um cenário difícil em impactos menores para essa comunidade tão rica culturalmente e economicamente. A Feira de Negócios em Estreito vai ser um momento importante para novos encontros, novos negócios, para a divulgação dos produtos locais, além de conhecimento e inovação. Convidamos toda a comunidade a participar e aproveitar esse novo momento para fortalecer ainda mais a economia de Estreito”, destaca.

Vera Lúcia Arruda, abriu seu negócio em meio à crise gerada pela ponte, pois acredita na recuperação do município. (Arquivo pessoal/Divulgação)

Novos projetos e esperanças renovadas

Entre os empreendedores que participam dessa etapa de retomada está a nutricionista Vera Lúcia Arruda, 47 anos, que abriu, neste ano, seu primeiro negócio em Estreito, especializado em produtos naturais. A decisão nasceu de sua paixão pela nutrição e do desejo de incentivar hábitos mais saudáveis na comunidade. "Percebi que muita gente buscava opções acessíveis e confiáveis para manter uma rotina mais equilibrada. A alimentação é um dos pilares da saúde, e eu queria criar um espaço que unisse qualidade, cuidado e bem-estar!", conta.

Vera estruturou seu plano de negócios com apoio técnico do Sebrae, o que foi decisivo para organizar investimentos, planejar estratégias e compreender melhor o mercado local. "Colocar tudo no papel deu clareza e segurança. Esse acompanhamento foi fundamental para abrir o empreendimento com solidez", relata. Ela participa pela primeira vez da Feira de Negócios e considera o evento um passo importante nessa fase. "Estou muito animada. Vai ser um momento para mostrar meu trabalho, aprender com outros empreendedores e fortalecer a economia da nossa cidade. Acredito que será um evento cheio de boas conexões", ressalta.

O que o público vai encontrar

As inscrições para participar das atividades da feira já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://ma.loja.sebrae.com.br/feira-de-negocios-sebrae-estreito-184899123. A Feira de Negócios contará com uma programação robusta, distribuída em três arenas de conhecimento que receberão palestras simultâneas, oficinas práticas e atividades sobre gestão, vendas, finanças, inovação, marketing e sustentabilidade. As atividades acontecerão diariamente, das 17h às 22h.


A programação de conhecimento vem trazer insights e tirar dúvidas nas áreas gestão, vendas, finanças, inovação, marketing e sustentabilidade (Sebrae/Divulgação)

O evento também terá um espaço de mentorias, onde especialistas vão atender empreendedores em sessões rápidas e personalizadas, auxiliando na solução de dúvidas específicas sobre negócios. Outro ponto forte será a área voltada para acesso ao crédito, com orientações sobre linhas disponíveis, atendimento de agentes financeiros e apoio para quem deseja se preparar melhor para solicitar financiamento.

Um espaço para exposição de produtos e serviços dos pequenos negócios de Estreito, ao todo serão 50 expositores. Além disso, a Rodada de Negócios que vai reunir fornecedores de diversos segmentos, apresentando soluções inovadoras e criando oportunidades de contatos e parcerias. O objetivo é fomentar negócios concretos entre empresas locais e parceiros, gerando impacto direto na economia do município.

Novo local - Inicialmente prevista para outro ponto da cidade, a feira teve seu local alterado após uma forte chuva que revelou problemas estruturais na área escolhida. Para garantir segurança, conforto e boa circulação do público, o Sebrae e a prefeitura atuaram rapidamente, analisaram alternativas e definiram a Praça da Vila São Francisco como novo espaço oficial do evento.

A Feira de Negócios Sebrae é uma realização do Sebrae Maranhão em parceria do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de  Estado da Indústria e Comércio, e da Prefeitura de Estreito. Conta com o patrocínio da CESTE - Consórcio Estreito Energia e apoio da Suzano e Júpiter Internet.

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário