segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Serão três dias de serviços de saúde, cidadania e atrações culturais 

LAGO DO JUNCO – Nos dias 04, 05 e 06 de novembro, a comunidade do município de Lago do Junco será contemplada com os serviços gratuitos de saúde, cultura e cidadania oferecidos pelo SESI Itinerante, que conta com o apoio do Conselho Nacional do SESI. Os atendimentos serão realizados das 08h às 17h, na Avenida Câmara Lopes, no Centro.

O Programa SESI Itinerante, iniciativa do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA),  possibilita o acesso a serviços gratuitos e de qualidade às populações maranhenses. Nesta ação, que conta com a parceria da Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco (COPPALJ) e da empresa Cerâmica CM, serão oferecidos serviços médicos como consultas e atendimentos odontológicos, pediatria e clínico geral, além de exames laboratoriais e eletrocardiograma.

A programação inclui ainda ações de bem-estar, atrações culturais, recreação infantil e oficinas de alimentação saudável. Os serviços de cidadania também farão parte do SESI Itinerante, em colaboração com a Prefeitura Municipal de Lago do Junco, que oferecerá cadastro e recadastramento no Programa Bolsa Família e emissão do Cartão do Idoso, assim como vacinação e testes rápidos, na área da saúde.

BEQUIMÃO – Paralelamente, nos dias 4 e 5 /11, o município de Bequimão recebe o SESI Itinerante com uma programação diversificada de serviços gratuitos de saúde e oficinas educativas, fruto de uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI), o Conselho Nacional do SESI e apoio da Edeconsil Construções. As atividades acontecem a partir das 8h, na Escola Municipal Solange Guimarães Pereira, no povoado Sumauma, contemplando a população local com atendimentos de clínica geral, pediatria, odontologia, além de um circuito saúde com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, verificação de peso e altura, além de oficinas de alimentação saudável. 

A iniciativa integra também a programação do projeto “Despertar Ecológico”, focada na conscientização ambiental e fortalecimento da agricultura familiar sustentável de Bequimão. Nos dias 4 e 5, cada médico - clínica geral e pediatria – e dentista realizará até 50 atendimentos. O circuito saúde estará disponível livremente à comunidade, complementado por oficinas de alimentação saudável, com turmas de até 25 participantes por vez. 

Na continuidade das atividades, no dia 6/11, serão oferecidos cursos sobre quintal produtivo e defensivos naturais, ministrados pelo professor Pedro Pascoal, destinados a até 30 pessoas. Também haverá oficina sobre plantas medicinais e produção de xaropes e lambedores com a farmacêutica Kallyne Bezerra, limitando-se a 50 participantes por turma. No dia 7, o curso e a oficina serão repetidos no turno da manhã, mantendo o compromisso de disseminar práticas sustentáveis e promover bem-estar à população.

 Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário