A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) é uma das entidades públicas finalistas ao IX Prêmio Cazumbá de Turismo & Cultura, premiação realizada pelo Jornal Cazumbá. A relação com os finalistas foi divulgada nesta semana pelos organizadores do evento e a Setur-MA concorre em três categorias com quatro candidatos.
Com o tema “Identidade Maranhense: turismo que se move, cultura que se transforma”, o IX Prêmio Cazumbá vai laurear personalidades, empresas, empreendedores e instituições públicas que fizeram a diferença no setor turístico e cultural maranhense em 2025. A Setur-MA é finalista do Prêmio Cazumbá nas categorias ‘Colaborador que Faz Acontecer’, ‘Vozes que Falam o Maranhão’ e ‘Iniciativa Sustentável com Identidade’.
Na categoria ‘Colaborador que faz acontecer’, a Setur-MA é finalista com a indicação do servidor Enoque Silva. Turismólogo de formação e artista visual por vocação, Enoque trabalha como cenografista e figurinista há mais de 40 anos. Ele iniciou sua trajetória no mundo das artes no Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte), em São Luís, em 1979, e a partir daí não parou mais.
O artista acumula no currículo projetos de sucesso em diversas áreas, como participações icônicas em desfiles de escolas de samba do Maranhão e do Rio de Janeiro, incluindo parcerias com o lendário carnavalesco maranhense Joãozinho Trinta, com quem Enoque Silva trabalhou por mais de duas décadas.
Artista premiado nacional e internacionalmente, e já vencedor do Prêmio Cazumbá de Turismo & Cultura em 2023, Enoque Silva recebeu com orgulho essa nova indicação.
“Trabalhar na área do turismo, na cadeia produtiva do turismo, em um universo tão grande, onde a gente se sente só um grãozinho de areia, e você ser indicado para uma categoria específica, ladeado de outros grandes nomes, já é uma premiação, já é muito importante. Eu já me sinto premiado pela indicação”, celebrou Enoque Silva.
Seu projeto artístico mais recente, via Setur-MA, foi a implantação da árvore de Natal instalada no final de novembro no aeroporto de São Luís. A peça temática foi decorada com símbolos que representam ícones da cultura popular do Maranhão e dos 10 polos turísticos maranhenses.
“A árvore simboliza de forma muito enfática todos os polos indutores que a Setur-MA trabalha em suas missões internas e externas, com o intuito de captar e receber turistas que nesse período natalino estarão aqui e serão recepcionados com uma obra de luzes e cores, ornada por tudo que podemos oferecer de melhor da cultura popular maranhense”, detalha Enoque Silva.
Vozes que falam o turismo maranhense
A Setur-MA também concorre na categoria ‘Vozes que falam o Maranhão’, desta vez com duas indicações ao prêmio: a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Setur-MA e a jornalista Geíza Batistta, assessora de Comunicação do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama).
A Ascom/Setur-MA foi indicada pelo terceiro ano consecutivo ao prêmio - conquistando a honraria na edição 2023. Já a jornalista Geíza Batistta é finalista da premiação pela primeira vez. Com mais de duas décadas de atuação na área da comunicação, há quase 10 anos Geíza Batistta se dedica ao trabalho em assessorias de comunicação voltadas ao turismo.
“Sou jornalista há 22 anos e atuo no turismo há oito, sempre movida pelo amor à cultura, às pessoas e aos destinos do Maranhão. É uma honra concorrer ao Prêmio Cazumbá ao lado de tantos profissionais que fazem o turismo estadual acontecer”, destaca a jornalista.
Trilha dos Saberes
A terceira indicação da Setur-MA veio com o Projeto Trilha dos Saberes para o Turismo, na categoria ‘Iniciativa Sustentável com Identidade’. Iniciativa desenvolvida pela Superintendência de Qualificação Profissional da Secretaria, o Trilhas dos Saberes tem como foco o fortalecimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) no Maranhão.
“É um projeto que tem o objetivo de desenvolver habilidades em pessoas que moram em comunidades tradicionais para que elas estejam aptas a trabalhar com o Turismo de Base Comunitária. Com o Trilha dos Saberes, essas pessoas vão aprender, por exemplo, sobre criar passeios a partir do que elas já vivenciam dentro da própria comunidade, organizar a parte da gastronomia, de forma que os pratos típicos que elas já fazem no dia a dia, também possam ser comercializados para as pessoas que chegam”, explica Antônio Castro, superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA.
O projeto foi indicado à IX edição do Prêmio Cazumbá de Cultura e Turismo a partir da experiência desenvolvida no Território Indígena Araribóia, incluída no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável.
A experiência valoriza o etnoturismo por meio de práticas culturais preservadas do povo Tenetehar/Guajajara, como a Festa da Menina-Moça (Festa do Moqueado), a Festa do Mel, a pintura corporal com jenipapo, além da vivência coletiva, da alimentação tradicional e do uso de ervas e plantas medicinais.
“Levamos e aplicamos a metodologia do Trilha de Saberes em Arariboia. Houve essa formação direcionada para os indígenas, onde nós provocamos eles para trabalharem com o turismo de base comunitária. Em uma comunidade tradicional indígena, como no caso de Arariboia, é muito possível que eles [turistas] tenham acesso a pinturas corporais, danças típicas e a música típica”, acrescenta Antônio Castro.
Prêmio Cazumbá
O IX Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura conta com 28 categorias e a votação está aberta até o dia 29 de dezembro de 2025. A entrega do prêmio está marcada para o dia 30 de janeiro de 2026, em solenidade a ser realizada no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, em São Luís.
A lista com os finalistas está disponível no site e blog do Jornal Cazumbá (www.cazumbaonline.com.br).
Informação: Turismo MA


.jpg)
0 comentários:
Postar um comentário