O curso de Condução de Visitantes em Ambientes Naturais é uma das exigências do ICMBio para o cadastro de novos condutores
Somente no primeiro mês deste ano, um total de 337 condutores e motoristas que atuam na recepção de turistas que visitam o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, foram qualificados em cursos ofertados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), em Barreirinhas.
Na última quinta-feira (5), mais 164 profissionais foram qualificados, por meio da ação realizada em parceria com a Sala do Empreendedor do Sebrae-MA. O objetivo é qualificar o atendimento aos visitantes e garantir a condução segura dos turistas.
Promovido pela Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA, o curso de Condução de Visitantes em Ambientes Naturais também é requisito obrigatório para o cadastro de condutores e motoristas junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Compete ao órgão federal a gestão, proteção, fiscalização e monitoramento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, e a qualificação ofertada pela Setur-MA é uma das etapas fundamentais para o credenciamento dos profissionais que estão aptos a atuar na condução de turistas no Parque.
“A oferta dessa formação fortalece o atendimento ao visitante e a condução segura nesse paraíso e patrimônio mundial que são os Lençóis Maranhenses. A oferta contínua de formações reforça o nosso compromisso com a profissionalização do turismo local”, avalia a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Com 4 horas de carga horária, o curso é gratuito e as aulas são ministradas por instrutores da Superintendência de Turismo do Polo Lençois e Delta, também vinculada à Setur-MA. A qualificação aborda etapas do plano de manejo, regras de condução, portarias que permitem a condução, além de regras e condições para se tornar um condutor.
A formação envolve, ainda, tópicos sobre Preservação Ambiental, Atrativos, Zona Primitiva do Parque Nacional, entre outros. “O curso permeia vários temas essenciais para que tenhamos passeios seguros para os visitantes, mas sempre com foco na preservação e conservação do ecossistema nos Lençóis Maranhenses”, reforça Jorge Babica, superintendente de Turismo do Polo Lençois e Delta.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário