quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Estudo realizado pelo Itaú / Datafolha releva que 93% dos brasileiros já utilizam a IA, tema da Expo Indústria Maranhão, que acontece de 2 a 5 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos 


SÃO LUÍS – Inteligência artificial (IA) já é uma realidade na vida do brasileiro. Foi o que revelou um estudo divulgado em agosto pelo Observatório Fundação Itaú / Instituto Data Folha. A pesquisa aponta que, pelo menos, 93% dos brasileiros já utilizam alguma ferramenta de IA e 75% afirmam que a IA faz parte de seu dia a dia. Tais dados apenas confirmam a grande relevância do tema, que encabeça a Expo Indústria Maranhão 2025, que ocorre de 2 a 5 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos, com realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL, CIEMA e Federação) e da CNI, com correalização do Sebrae/MA e Governo do Estado.

A pesquisa, intitulada “Consumo e uso da Inteligência Artificial no Brasil”, indica que 82% dos entrevistados já ouviram falar em IA, enquanto 18% nunca tiveram contato com a expressão. O conhecimento varia conforme idade, escolaridade, região e classe social: entre jovens de 16 a 24 anos, 94% reconhecem o conceito, contra apenas 69% entre pessoas com mais de 60 anos. Já entre os que possuem ensino superior, o índice chega a 97%, enquanto cai para 61% entre os que estudaram apenas até o Fundamental. Nas classes A e B, 94% afirmam já ter ouvido falar em IA, percentual que diminui para 66% nas classes D e E.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, ressalta a relevância dos dados para se compreender a transformação que a IA já tem causado. “Poucas vezes uma tecnologia foi tão rapidamente implantada e conhecida em todo o mundo. A pesquisa Itaú/Datafolha mostra como o tema da inteligência artificial é relevante e acertamos mais uma vez ao trazer o assunto para pauta nesta edição da Expo Indústria Maranhão, evento que completa 10 anos em 2025”, avalia.

Conforme os dados do estudo, a presença da tecnologia já é percebida diretamente no cotidiano: três em cada quatro brasileiros afirmam usar ferramentas de IA, sendo que 32% consideram esse uso muito presente. O envolvimento é mais intenso entre pessoas com maior escolaridade e renda, além de adultos com até 44 anos. As aplicações mais comuns incluem redes sociais (89%), sistemas de recomendação como Netflix e YouTube (78%), aplicativos de navegação como Waze e Google Maps (63%) e assistentes de voz como Alexa e Siri (54%). Já as ferramentas de geração de texto, como ChatGPT e Gemini, são utilizadas por 43% dos brasileiros, e as de criação de imagens ou vídeos, por 31%.

Segundo Edilson Baldez, um dado da pesquisa merece atenção redobrada. “A região Nordeste foi apontada como aquela com menor familiaridade com a inteligência artificial. Em nossa região, 73% das pessoas já estão em contato próximo com a IA. Se somarmos isso ao fato de apenas 54% dos entrevistados entenderem o que é a IA, podemos chegar a uma conclusão expressiva: temos muito a conhecer desta nova tecnologia e, principalmente, temos muito a aprender sobre como podemos tirar proveito dessa nova revolução. É esta a expectativa que temos em relação à Expo Indústria Maranhão 2025. Por isso a Expo Indústria tem como pilares a transformação digital e inovação tecnológica, sustentabilidade e competitividade industrial, além da capacitação para o futuro do trabalho”, analisa.

Toda a programação da Expo Indústria Maranhão 2025 estará voltada para interação com o tema da inteligência artificial. A feira oferecerá a seus visitantes atrações articuladas em diversos espaços: Pavilhão de Expositores, Plenarium, Arena do Crédito, Terminal de Inovação, Expo Lounge, Expo Summit, Expo Fornecedores, Maranhão Fashion Week e Expo Show. No pavilhão principal, haverá estandes modernos, interativos e bem organizados, que darão uma demonstração do potencial produtivo da indústria maranhense. O espaço ficará aberto das 17h às 22h e reunirá iniciativas industriais e fornecedores que trazem soluções inovadoras para problemas contemporâneos diversos, lançamentos e tendências.

PALESTRAS – Integrando a programação, as palestras no espaço Plenarium serão oportunas para quem desejar conhecer mais sobre inteligência artificial. Serão três palestras de 3 a 5 de outubro, a serem conduzidas por especialistas em IA e mundo dos negócios. As exposições acontecerão sempre às 20h, no Centro de Convenções. O economista Samy Dana abre a série de palestras, no dia 3 de outubro (sexta-feira), quando tratará do impacto da Inteligência Artificial na lucratividade e na produtividade empresarial. No segundo dia, 4 de outubro, será a vez do economista com formações em Human-Centric Design, Gestão de Negócios e IA, que atua com foco em acessibilidade e inclusão, Ricardo Wagner, que abordará o tema “Como a IA pode Revolucionar Negócios”. Para encerrar as atividades do Plenarium, em 5 de outubro (domingo), o Dr Juan Pablo Boeira PhD, consultor e autor referência em branding, experiência e posicionamento de marcas, discutirá a necessidade de preparação para a revolução trazida pela inteligência artificial. Sua palestra terá como tema “Acorde para a IA: O futuro não perdoa os despreparados!”. Os interessados em participar das palestras, deverão primeiramente fazer a sua inscrição geral no site da Expo Indústria Maranhão (https://expoindustriama.com.br) e realizar posteriormente a compra dos ingressos das palestras, que são limitados.

SHOWS E DESFILES – Duas das grandes atrações da Expo Indústria Maranhão 2025 serão a Expo Show e o Maranhão Fashion Week, que colocará nos palcos da Expo Indústria as principais tendências da moda maranhense. Na Expo Show, artistas de renome nacional vão movimentar a dinâmica cultural da feira ao longo de sua realização. Abrirá a programação de concertos o cantor Mauricio Manieri. Um dos ídolos da geração dos anos 1990 e 2000, Manieri tornou-se famoso por canções como “Minha menina” e “Bem querer”. Desta vez, ele trará para São Luís o repertório de seu show “Classics”, que resgata sua musicalidade que mistura romantismo, soul e R&B. Na segunda noite, a principal atração será o músico Tiago Iorc, um dos cantores mais admirados pelo público brasileiro na última década. Compositor de hits como “Amei te ver” e “Coisa linda”, Iorc apresentará seu estilo intimista e autêntico. O último concerto ficará a cargo de uma das maiores bandas da história do rock brasileiro, Biquini. Comandada pelo vocalista Bruno Gouveia, o grupo promete cantar grandes sucessos de sua carreira, tais como “Vento Ventania”, “Tédio”, “Timidez”, “Impossível” e muito mais.

A Expo Indústria Maranhão 2025 conta com patrocinadores que acreditam no desenvolvimento do Estado, tendo como Cota Ouro: Grupo Equatorial (Equatorial Maranhão, EQT Lab, Equatorial Telecom e Echoenergia), Alumar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), Prefeitura de São Luís e Vale; Cota Prata: Aço Verde do Brasil (AVB), Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal).

Informação: Fiema

O superintendente da Fiema, César Miranda, detalhou o evento, que acontecerá de 2 a 5 de outubro, em São Luís, e deve movimentar R$ 320 milhões em negócios

O superintendente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e interino do Serviço Social da Indústria (Sesi), César Miranda, falou dos objetivos da 6ª edição da Expo Indústria Maranhão 2025, em entrevista, nesta quinta-feira (11),  no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), e TV Assembleia.

O gestor explicou, na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, que a 6ª edição da Expo Indústria Maranhão será realizada, de 2 a 5 de outubro de 2025, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, tendo como tema  Inteligência Artificial e a expectativa é receber mais de 50 mil visitantes e mais de 250 expositores, visando a geração de R$ 320 milhões em negócios.

“Neste ano, a Expo Indústria Maranhão tem um tema bastante atual para a gestão de negócios, a Inteligência Artificial: Uma Nova Revolução. É realizada pelo Sistema Fiema  e correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae-Ma) e do Governo do Estado. O objetivo principal é conectar empresas, profissionais e investidores, apresentar soluções inovadoras em IA e fortalecer o setor produtivo da indústria maranhense”, informou.

O gestor afirmou que a programação inclui Pavilhão de Expositores, Plenarium para palestras, Arena do Crédito, Terminal de Inovação, Expo Lounge, Expo Summit, Expo Fornecedores, Maranhão Fashion Week e Expo Show, com expectativa de receber mais de 250 expositores, 56 mil visitantes e R$ 320 milhões em novos negócios.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Informação: Assembleia Legislativa 

Tendo o turismo como um dos eixos temáticos, Mobiliza SLZ promove reflexões e conexões importantes para fortalecer atividades no campo da economia criativa.

Com várias atividades voltadas à economia criativa e turismo, entre outros, a edição 2025 do Mobiliza SLZ promove reflexões sobre a atuação do empreendedor nesse rico e diversificado campo que tem a criatividade como premissa. 

Em palestra provocadora e envolvente, a especialista em turismo e economia criativa Karina Zapata abordou o tema “Fortalecendo a Economia Criativa para melhores experiências turísticas” no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Quilombo Urbano da Liberdade, na terça, (09). O evento, voltado para criativos e o trade turístico de São Luís, lançou luzes sobre conceitos e práticas usuais nessa área, promovendo a capacitação e sensibilização para cerca de 30 empreendedores. Presentes, artesãos, crocheteiras, costureiras e designers, além de agentes de turismo que foram despertados para a importância de integrar a criatividade na oferta dos serviços turísticos.

Durante sua apresentação, Karina Zapata, cofundadora e presidente da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo (Recria), distinguiu o turismo de experiência do turismo criativo. Enquanto o primeiro foca no contato do visitante com o local, a cultura e atrativos, o turismo criativo vai além, incentivando a cocriação. "É quando o visitante se torna personagem da própria viagem", explicou ela. Essa lógica, segundo ela, é motivada pelo desejo “de aprender algo, de vivenciar um encontro real entre o anfitrião — alguém da comunidade — e o visitante”.

Para ela, o turismo criativo tem como características essenciais a identidade do território e o sentimento de pertencimento de quem o habita. Essa abordagem, que ressignifica os ativos locais, é uma forma de combater desigualdades e fortalecer a economia de base comunitária. “É preciso olhar para as potencialidades do território, e não apenas para suas carências”, reforçou ela.

A especialista também ressaltou a importância da atuação em rede para o desenvolvimento do turismo criativo, destacando que "é preciso juntar os pontos verdes, organizar, qualificar e colocar em redes para transformar ilhas em arquipélagos.  “Trata-se de agregar valor em todos os campos de atuação, setor, atividade, manifestação, etc. E isso inclui aspectos como interação, transformação,  identidade, diversidade, inclusão, sustentabilidade e inovação”, explicou.

Empreendedoras como Virgínia Diniz, do ateliê de acessórios Coisas da Vida, do bairro da Liberdade, explicam a importância da palestra. “A economia criativa é algo muito novo para algumas pessoas. E, sabendo disso, o Sebrae se preocupa em nos capacitar, trazendo uma pessoa que já está bem à frente nesse campo. E isso é muito enriquecedor. Já Virgínia Barros, da Taguatur Turismo, defendeu a realização de mais momentos com esse. “É importante que o trade turístico e o mercado se capacitem para atuar nesse campo tão rico e diversificado”, disse ela. 

E iniciantes, como Jaciara Rodrigues, que atua no setor de serviços gerais em um consultório de oftalmologia, se surpreendeu com a beleza e possibilidades da economia criativa. “Sonho em empreender com artesanato. Ao ouvir as palavras dessa consultora, meu coração despertou para o tanto que podemos avançar, juntos, aprendendo e trocando. Que maravilhosa esta ideia do Sebrae de trazer para nós algo assim”, completou ela, dizendo-se com o “coração esperançoso e feliz”. “Eu agora sei que podemos mais, muito mais”, acrescentou ela. 

Oficina de Turismo Criativo fortalece experiências locais

Na quarta-feira (10), Karina Zapata conduziu a Oficina de Construção de Experiências de Turismo Criativo de Base Local, voltada para empresários do trade turístico e empreendedores da economia criativa. A atividade convidou os participantes a refletir e colocar em prática ideias de experiências turísticas alinhadas à identidade cultural de São Luís.

Com foco na cocriação, a oficina apresentou casos de sucesso de outros territórios como inspiração, sempre adaptados à realidade local. Para Karina, “o Mobiliza São Luís sacode o território, integra, conecta e revela a melhor versão das pessoas, das culturas e dos lugares. O turismo criativo não é apenas um segmento; é uma tecnologia social, uma plataforma de transformação.”

A especialista destacou que experiências de base local se alimentam da identidade e da diversidade cultural de cada território. “Construir uma vivência turística é também um exercício de cidadania, resiliência e capacidade empreendedora, em que os agentes locais assumem protagonismo na forma como desejam mostrar sua cidade ao mundo”, completou.

Participantes da oficina relataram aprendizados significativos. Ana Vitória Duarte, do município de Raposa, comentou: “Foi um processo de descoberta e desconstrução. Pudemos refletir sobre como ir além de uma visão tradicional de turismo para construir experiências criativas que envolvem o anfitrião e a comunidade local", ressaltou. Caroline Frazão, guia de turismo, destacou que a oficina trouxe uma nova perspectiva para seu trabalho: “Saio com uma visão renovada sobre como desenvolver atividades de forma criativa, aplicando os conhecimentos adquiridos” avaliou. 

Para a gestora de Turismo do Sebrae em São Luís, Flor Castro, a oficina foi fundamental para estimular o empreendedorismo criativo e abrir novas perspectivas de negócios locais. “Capacitações como essa conectam identidade cultural, inovação e desenvolvimento econômico, mostrando que é possível transformar a riqueza cultural de São Luís em experiências autênticas, fortalecendo os negócios locais e valorizando nossa história e território”, finalizou.

Informação: Sebrae MA 

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Ação faz parte de mobilização nacional capitaneada pela Ebserh em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde para diminuir o tempo de espera nas filas do SUS

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh) realizará cerca de 2.200 atendimentos no sábado do dia 13 de setembro. A iniciativa integra o esforço nacional “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” e contará com a participação dos 45 hospitais universitários da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil. A ação simultânea deve superar a marca dos 20 mil procedimentos em todo o país, sendo o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS), até então.

Na programação do HU-UFMA, os exames laboratoriais concentrarão o maior número de procedimentos. Também estão programadas, para o mesmo dia, cirurgias das especialidades de urologia, ortopedia, cirurgia geral, proctologia, vascular, ginecologia e oftalmologia, além de procedimentos de cardiologia intervencionista: cateterismo cardíaco e angioplastia, e exames de imagem, como: tomografias, mamografias, ressonância magnética, densitometria óssea e raio-x.

Os pacientes atendidos no mutirão são agendados conforme fila estabelecida pelo sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da própria regulação do HU-UFMA. Portanto, no dia do mutirão, não haverá atendimentos por demanda espontânea. O objetivo principal é reduzir as filas de exames e cirurgias eletivas do SUS, garantindo que pacientes que aguardam possam ter acesso ao cuidado necessário.

Com a mobilização do sábado (13/09), chamado de “Dia E”, o Hospital Universitário reforça a meta do programa “Agora Tem Especialistas”, do governo federal: zerar as filas do SUS e ampliar em 40% a produção de cirurgias eletivas ao longo do ano. Diversos mutirões já vêm sendo realizados e, somados a melhorias nos fluxos internos, têm possibilitado avanços no atendimento à população.

“O Dia E reforça o compromisso do HU-UFMA e da Rede Ebserh com a excelência na assistência à saúde e na formação de profissionais qualificados. Essa iniciativa fortalece o vínculo entre os hospitais universitários e a sociedade, incentivando o diálogo e a construção de soluções conjuntas para os desafios do SUS. Além disso, promove a integração com universidades, gestores de saúde e instituições parceiras, contribuindo para uma rede cada vez mais colaborativa, humanizada e eficiente”, afirma Joyce Santos Lages, superintendente do HU-UFMA.

Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas

O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS)

Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.

Sobre a EBSERH

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.


SERVIÇO:

Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas no HU-UFMA

Quando? 13 de setembro

Horário? 9h

Onde? HU-UFMA (Unidade Presidente Dutra) – Rua Barão de Itapary, 227, Centro

Informação: HU-UFMA 

Iniciativa é parte das ações alusivas ao ‘Setembro Amarelo’

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa do Maranhão entregou, na manhã desta quarta-feira (10), no Plenário Nagib Haickel, uma caixa com pequenos estímulos aos deputados. A iniciativa, parte das ações do ‘Setembro Amarelo’, buscou lembrar a importância do cuidado com as emoções e reforçar a mensagem de valorização da vida.

“Com ações como palestras, sessões de bem-estar e a entrega simbólica dos kits, queremos reforçar a reflexão sobre a valorização da vida. Mais do que cuidar de nossos deputados e servidores, buscamos, também, chamar a atenção da população do Maranhão para a prevenção do suicídio, mostrando que este é um tema que merece atenção e diálogo em todas as esferas da sociedade”, afirmou a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB).

Enquanto os parlamentares recebiam o material no plenário, os servidores da Casa tiveram acesso a uma programação mais ampla. Foram oferecidos serviços de massoterapia, auriculoterapia, aromaterapia e até escalda-pés, voltados a proporcionar momentos de relaxamento no ambiente de trabalho.

“Queremos mostrar que o cuidado com a mente não precisa estar restrito a consultas ou a momentos de crise. Pequenos gestos, como uma mensagem positiva ou até uma simples pausa para respirar, já podem fazer diferença no dia”, afirmou a diretora-adjunta da DSMO, Jaciara Borges.

Além disso, rodas de conversa conduzidas por psicólogos abriram espaço para escuta e acolhimento. “Queremos que nossos servidores sintam que têm espaço para falar sobre suas emoções, tirar dúvidas e se fortalecer emocionalmente. Assim temos um ambiente mais humano e solidário”, completou.

Para a fisioterapeuta Naiara Mousinho, pequenos cuidados com o corpo refletem diretamente na mente. “Cada atividade oferecida tem o propósito de ajudar a reduzir o estresse, aliviar tensões e trazer bem-estar para o dia a dia. Investir nesse equilíbrio é fundamental para a saúde como um todo”, ressaltou.

O servidor Ítalo Fontinele esteve na sala de massoterapia para aliviar as tensões na coluna. “Recentemente, estive internado com fortes dores na lombar e ter momentos como esse no ambiente de trabalho é um verdadeiro privilégio. Todos os envolvidos estão de parabéns pela iniciativa”, elogiou.

A programação será retomada no dia 23 de setembro, garantindo mais momentos de cuidado e atenção aos servidores. Já as palestras acontecerão nos dias 16 e 18, às 09h30, no Setor de Saúde, com os temas ‘Relação da saúde mental com a saúde bucal’ e ‘Seu intestino é seu segundo cérebro’, respectivamente.

Informação: Assembleia Legislativa 

Deputado ressaltou que continuará acompanhando de perto a execução da obra

Na manhã desta quarta-feira (10), o deputado Catulé Júnior (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) para anunciar uma conquista importante para a população de Caxias, Matões e municípios vizinhos: a retomada das obras de recuperação da rodovia MA-034, que liga a sede de Caxias ao povoado Baú.

O parlamentar relembrou que, há alguns meses, apresentou uma indicação ao governador Carlos Brandão (PSB), solicitando uma operação de recuperação da estrada, considerada estratégica para o escoamento da produção e o deslocamento de milhares de moradores da região. Após cobranças feitas publicamente e articulações junto ao secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira, os serviços chegaram a ser iniciados, mas logo foram interrompidos.

“Quando as máquinas desapareceram, voltamos a cobrar aqui da tribuna. Hoje, com muita satisfação, venho informar que os trabalhos retornaram e a recuperação da MA-034 está em andamento”, afirmou Catulé Júnior.

O deputado também registrou agradecimentos ao governador Carlos Brandão, ao secretário Aparício Bandeira e à secretária adjunta Raimunda, ressaltando que continuará acompanhando de perto a execução da obra.

“Quero dizer para Caxias, para Matões e para todos os maranhenses da nossa região que estarei sempre aqui cobrando e diligenciando, para que os benefícios cheguem até quem mais precisa”, declarou.

A busca por novos mercados pode ajudar a superar desafios internos da comercialização de laticínios

SÃO LUÍS – A discussão sobre a pecuária leiteira do Maranhão ocorreu durante um painel técnico promovido pelo Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (FUNDEPEC) e parceiros na semana passada. O Observatório da Indústria do Maranhão, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), participou do painel com a palestra “Agroindustrialização do Leite no Maranhão”. A busca por novos mercados para exportação pode ser uma oportunidade para superar as limitações do mercado interno, onde produtores reclamam dos preços pagos pelos distribuidores.

Carlos Jorge Taborda, coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão, abordou os aspectos da agroindustrialização do leite e os desafios e oportunidades na comercialização do produto nessas regiões estratégicas para o estado. Sua análise trouxe luz sobre a importância da integração entre produção e indústria para fortalecer a cadeia produtiva e ampliar o mercado local.

Foram discutidos os desafios enfrentados pelos laticínios locais, como a intermitência na oferta de leite e as dificuldades para manter uma produção constante, além dos investimentos planejados para os próximos anos. “Um ponto central do debate foi a possibilidade de expansão para novos mercados, especialmente o comércio exterior. Os produtos lácteos do Maranhão, queijo, manteiga e iogurte, que possuem certificação e selo de inspeção federal (SIF), apresentam qualidade suficiente para serem exportados. Essa alternativa surge como uma oportunidade para superar as limitações do mercado interno, onde produtores reclamam dos preços pagos pelos distribuidores”, explicou Carlos Jorge.

O Maranhão produziu 420 milhões de litros de leite em 2023, totalizando 1,2% da produção leiteira brasileira. Minas Gerais (9,4 bilhões), Paraná (4,5 bilhões) e Rio Grande do Sul (4,1 bilhões) são os principais estados produtores. No Nordeste, o Maranhão é o 6º produtor de leite, atrás dos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Alagoas e Sergipe. Toda a região produziu 6,2 bilhões de litros de leite em 2023. Açailândia, Porto Franco, Amarante do Maranhão, São João do Paraíso e Itinga do Maranhão são os maiores produtores de leite do estado.

Outro dado relevante é que o Maranhão possui o 2° maior rebanho bovino do Nordeste, perdendo apenas para a Bahia. No entanto, apenas 6,28% do rebanho corresponde a vacas ordenhadas, o menor percentual da região Nordeste. Outro fato importante é que apesar do avanço na produtividade, o estado permanece estagnado e ocupa a 26ª posição nacional, na frente apenas do Amazonas.

Participaram ainda do Painel Técnico sobre a Pecuária Leiteira os palestrantes Leonilson Serrão Araújo, que é superintendente de planejamento de políticas de desenvolvimento rural da Sagrima, com o tema “Aspectos da Produção Leiteira do Maranhão nas Regiões Tocantina, Sertão, Médio Mearim e Baixada”, e Cássio Camargos, médico veterinário especialista da Educapoint, que tratou do tema “Tendências e Oportunidades de Mercado da Produção e Industrialização para a Pecuária Leiteira do Maranhão na Atual Conjuntura Política e Econômica Mundial.”

 Informação: Fiema