sábado, 16 de maio de 2015
Diversos produtos feitos a partir do reaproveitamento de materiais fizeram parte de uma mostra de peças artesanais realizada na manhã de hoje, 15 de maio, no Parque Botânico Vale. A exposição é resultado da agenda de oficinas oferecidas durante a semana por meio da Semana de Arte Sustentável, evento que tem como objetivo apresentar aos participantes novas maneiras para gerar renda, levando em consideração os princípios da Sustentabilidade. As peças ficaram expostas em estandes e parte das roupas customizadas foi apresentada ao público por meio de um desfile.

"Esta é a terceira mostra de Arte Sustentável que o Parque realiza para apresentar o resultado do trabalho realizado por meio das oficinas que oferecemos. Para nós, é muito prazeroso perceber que os participantes se surpreendem ao notar o talento que têm para fazer artesanato e saem daqui motivados a continuar aprendendo novas técnicas de reaproveitamento de materiais. Este é o principal retorno que podemos ter, pois queremos que os participantes saibam das oportunidades que o trabalho pode fornecer. A mostra vem para valorizar ainda mais o esforço de todos os envolvidos e reconhecer o valor de cada peça confeccionada", explica Giselly Pinto, que supervisiona o Parque Botânico Vale de São Luís.

As oficinas foram realizadas em três dias. Uma delas, que ensinou a confeccionar bonecas de pano, contou com a participação da Elza Gonçalves, que integra a Associação de Artesãos da área Itaqui Bacanga. Ela foi professora na oficina de Customização de Roupas e valoriza cada oportunidade de aprender novas formas de produzir artesanato. "A programação do Parque voltada para o reaproveitamento de resíduos sólidos apresenta muitas oportunidades para quem participa. No meu caso, pude ser professora em uma das oficinas para ensinar as pessoas a dar um novo visual para as roupas que já não tinham utilidade e, ao mesmo tempo, aprendi a fazer bonecas de tecido como aluna de uma das turmas. Em casa temos muitos materiais que poderiam ser transformados em peças úteis e de decoração, mas por falta de conhecimento vão parar no lixo. As oficinas nos ajudam a perceber o quanto estamos desperdiçando, além de nos dar ideias para criarmos novos produtos", conta Elza.

A oficina de Roupas Customizadas é uma das ações do programa Planejamento Participativo, que atende moradores da região Itaqui Bacanga com uma agenda exclusiva de atividades. O projeto Planejamento Participativo é executado desde 2013 para envolver os participantes em ações de saúde, educação e cultura.

0 comentários:

Postar um comentário