sexta-feira, 29 de maio de 2015
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu esta semana gestores e secretários escolares das Unidades de Educação Básica (U.E.B.s) das áreas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O objetivo foi orientar as escolas quanto ao preenchimento dos dados no sistema Educacenso, garantindo assim agilidade e fidedignidade durante a realização do Censo Escolar da Educação Básica do ano letivo de 2015. A coleta dos dados começa no dia 8 de junho e vai até o dia 12 de agosto.

"Essas informações servem como base para o desenvolvimento de políticas públicas, metas e execução de programas na área educacional para nossas escolas. Também são fundamentais para o planejamento e distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Por isso trabalhamos de modo a garantir a máxima exatidão no momento de coleta dessas informações e alimentação no sistema", explicou o titular da Semed, Geraldo Castro Sobrinho.

O Censo Escolar é um levantamento detalhado de informações acerca das unidades escolares de educação básica em todo o país. Número de escolas, turmas, estudantes regularmente matriculados, número de professores, rendimento escolar e programas complementares desenvolvidos pelas unidades de ensino são algumas informações que devem ser cadastradas na plataforma disponibilizada pelo Ministério da Educação aos municípios.

Por intermédio da Secretaria de Educação, foi criado ainda o Comitê Gestor do Censo, que deverá auxiliar na alimentação dos dados escolares. Unidades de Educação Básica localizadas em pontos-chave funcionarão com centrais de processamento de dados, garantindo a alimentação do sistema com mais agilidade e minimizando a necessidade de deslocamento até a Semed.

A gestora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) João Mohana, Cecília de Fátima Rego, avaliou como positiva a orientação. "Sempre temos alguma dúvida e, às vezes, o sistema do MEC atualiza algumas informações. Então, devemos também nos atualizar e prestar bastante atenção para conseguir cadastrar todos os dados corretos", comentou a gestora.

0 comentários:

Postar um comentário