sexta-feira, 29 de maio de 2015
Contribuir para que as comunidades exerçam sua cidadania, participando da organização do espaço urbano é um dos objetivos do Programa de Fortalecimento Institucional (PFI) que a Vale está executando nos municípios maranhenses de Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Itinga do Maranhão e Cidelândia, localidades que abrangem as obras de expansão da empresa no estado.  .

Desenvolvido em parceira com a FAPEAD - Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - o programa tem duração de 18 meses, com foco na capacitação de membros das entidades e profissionais envolvidos. Alinhada ao Programa Nacional de Capacitação das Cidades, do Ministério das Cidades, esta qualificação contribui para a implementação da politica nacional de desenvolvimento urbano.  Na prática, o programa promove a capacitação da comunidade para que os cidadãos participem, de forma ativa, junto às entidades públicas na resolução de questões coletivas.

O programa consiste em palestras, encontros e capacitações com agentes públicos e sociedade civil. A partir da apresentação da proposta de trabalho, foram alinhados os principais temas que serão abordados durante a execução do PFI nas localidades: habitação, saneamento ambiental, mobilidade, desenvolvimento territorial, uso e ocupação do solo, entre outros. A FAPEAD está conduzindo as atividades com o objetivo de promover ações para que os municípios que ainda não disponham de Plano Diretor o façam, organizando o espaço urbano, inclusive próximo a ferrovia.

A dona de casa Maria Pereira, moradora de São Pedro da Água Branca, destaca a necessidade desse tipo de trabalho no município. "Nós estamos muito acomodados. Precisamos reunir um fórum e ter esse tipo de discussão. Nós temos muito problemas aqui, como, por exemplo, a questão do lixo", destacou.

Para Cristina Freire, da área de Gestão Social dos projetos de expansão da Vale no Maranhão, o Programa de Fortalecimento Institucional surge como resposta aos anseios das comunidades. "Com o apoio da FAPEAD, estamos capacitando os moradores em temas relevantes relacionados à coletividade, para que eles estejam mais bem preparados na hora de elaborar o plano diretor municipal. Acreditamos que desta forma iremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida em cada localidade envolvida", explica Cristina Freire, que tem acompanhado a execução do programa desde as primeiras reuniões.

O Programa de Fortalecimento Institucional terá duração de três anos, promovendo mensalmente uma agenda de reuniões voltada para representantes da sociedade civil, conselhos municipais, vereadores, secretários municipais, professores e gestores escolares. O programa iniciou os encontros de capacitação em abril desde ano, levando os participantes a refletirem sobre o papel do cidadão no desenvolvimento do município.

0 comentários:

Postar um comentário