segunda-feira, 18 de maio de 2015
As ações marcam a data de 18 de Maio - Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - evento que conta com a mobilização de diversas entidades em todo o país

O Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde (PESS) está mobilizando cerca de 300 jovens nos municípios maranhenses de Monção, Igarapé do Meio, Vitória do Mearim, Arari e Miranda do Norte, com ações voltadas para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e Adolescentes. Para marcar o dia 18 de Maio, data de maior mobilização nacional para o tema, o PESS elaborou uma agenda especial para trabalhar o assunto entre os jovens.  O Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde foi estruturado pelo Projeto de Expansão da Vale em 2013 para executar ações em municípios que ficam ao longo da Estrada de Ferro Carajás.

Para Ricardo Amaral, de 16 anos, o PESS representa uma oportunidade de aprender um conteúdo de grande importância e diz estar motivado a compartilhar com as pessoas mais próximas. "Os assuntos também são importantes para aquelas pessoas que não podem participar dos encontros. Por isso, costumo compartilhar em casa, principalmente com meus pais, tudo que aprendo. As oficinas que fazemos, inclusive, podem ser feitas nas residências para as pessoas que vivem perto de nós", conta Ricardo, que está sendo um multiplicador do conteúdo em Monção, cidade onde reside.

Em maio, a programação do PESS ofereceu aos participantes a palestra "Prevenção contra Violência Sexual de Crianças e Adolescentes", com Margareth de Jesus, psicóloga especialista na área da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e Saúde Mental, além da oficina "Educomunicação - Rádio", com o radialista Robson Júnior, para que os jovens conhecessem os processos básicos de criação de um programa de rádio. Por meio de diferentes dinâmicas, os jovens aprendem a definir o que a audiência necessita e como chegar até ela usando as ferramentas em linguagem radiofônica, além de debater sobre a importância da profissão de radialista.

A proposta é que, a partir da agenda do PESS, os jovens assumam o papel de multiplicadores do conhecimento adquirido, passando a divulgar nas comunidades onde vivem o conteúdo programático desenvolvido nos encontros. "Estes jovens estão se apropriando da mensagem-chave trabalhada pelo PESS, que trata principalmente dos direitos das crianças e adolescentes de viverem livres da violência sexual. Mais do que gerar aprendizado, o programa estimula a propagação do conteúdo entre as pessoas das comunidades envolvidas, contribuindo, desta forma, para o fortalecimento das iniciativas já realizadas pelas organizações da sociedade civil e do poder público", explica Cristina Freire, da gerência de Projetos Sociais da Vale.

Em seu primeiro ciclo, o Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde já capacitou diretamente 540 jovens e adolescentes em seis municípios ao longo da EFC: Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Açailândia, São Francisco do Brejão, Bom Jardim e Cidelândia. Até o final de 2015, a expectativa é capacitar mais 300 pessoas nos novos municípios. O PESS atua de maneira articulada com a rede de proteção da criança e do adolescente, incluindo os conselhos tutelares.

Mobilização em São Luís

De hoje, 18 de maio, até o dia 22, a Vale também reforçará a mobilização sobre o assunto junto aos seus empregados e pessoas da comunidade por meio do programa Proteger é Preciso. Em 2013, "o programa lançou a cartilha "Proteger é Preciso" - todos juntos contra a violência sexual em crianças e adolescentes" em vários municípios do Pará, Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No ano seguinte, foi elaborado o kit Pedagógico , fruto da parceria da Oficina de Imagens, Fundação Vale e Vale, que é composto por cartilha e DVD de vídeo animações. O material já foi distribuído em todo o país e durante esta semana será trabalhando no Trem de Passageiros da EFC e nas rodas de conversa em comunidades e áreas internas da empresa.

Agenda de atividades em São Luís

Roda de Conversa
18/5 (14h) - Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga / ACIB - Anjo da Guarda
19/5 (14h) - Núcleo de Extensão da UFMA - Adolescentro - Vila Embratel
20/5 (15h) - Salão Paroquial da Igreja Católica da Vila Dom Luís - Vila Bacanga 
 21/5 (14h) - Escola João do Vale - Gapara
22/5 (14h) - Associação de moradores de Maruaí - Zona Rural

0 comentários:

Postar um comentário