segunda-feira, 18 de maio de 2015
Programa do Governo do Estado quer fortalecer o empreendedorismo na região, através do incentivo à abertura de novas micro e pequenas empresas, em parceria com o Sebrae
O gerente Regional do Sebrae de Imperatriz, Danilo Borges, representou a instituição no lançamento do programa "Mais Empresas", instituída por Medida Provisória pelo governador Flávio Dino, destinada aos empresários da cidade. O evento reuniu autoridades locais e estaduais no Palácio do Comércio.
O programa Mais Empresas – lançado por Dino em abril deste ano, como medida de apoio aos empreendedores – é um pacote de medidas que incentiva a geração de emprego, renda e o empreendedorismo no Estado. Busca promover o crescimento econômico, dando mais oportunidade aos trabalhadores, atendendo desde produtores rurais às médias e grandes empresas, para que o estado volte a ser um dos maiores produtores do país. Outro objetivo é o fomento à diversificação da matriz industrial e agroindustrial do Estado ao valorizar mais as empresas maranhenses.
Entre as medidas do programa estão a ampliação de critérios transparentes para incentivos fiscais a novos empreendimentos, a prioridade às micro e pequenas empresas maranhenses nas licitações do governo, a redução da alíquota de ICMS para empresas optantes do Simples e a simplificação e dispensa de licenciamento ambiental para produtores rurais.
“O programa valoriza mais as empresas maranhenses conforme o governo já vem fazendo. Um dos benefícios será o crédito presumido sobre a apuração do ICMS, na implantação de empreendimentos industriais ou agroindustriais nos 30 municípios de menor índice de desenvolvimento (IDH) do Estado”, frisou o secretário e conselheiro do Sebrae no Maranhão, Simplício Araújo.
Ele apresentou todo o programa, mostrando inicialmente dados gerais da economia maranhense, e em seguida, explicou todos os benefícios que o programa irá trazer aos empreendedores, ressaltando a participação do Sebrae, que de acordo com ele, é um forte aliado no desenvolvimento e capacitação dos empreendedores da cidade.
O governador Flávio Dino, pontuou aspectos positivos do programa para os maranhenses, citando também o trabalho feito pelo Sebrae em suas diversas regionais. Em seguida assinou um termo, para que a Secretária de Indústria e Comércio (SEINC) faça convênio de custo, no valor de R$ 100 mil, com a Feira de Indústria e Comércio de Imperatriz (Fecoimp), feira em que o Sebrae é patrocinador e expositor.
O gerente do Sebrae em Imperatriz destacou como positiva as ações do programa, que beneficiará e incentivará os empreendedores da região e a apresentação permitiu, ao empresariado, conhecer as ações a serem implantadas pelo governo. “Essas medidas vão permitir um novo cenário, tendo mais apoio do governo, os empreendedores terão mais benefícios. O Sebrae é parceiro nesse programa, e continuará desenvolvendo as ações de consultoria e capacitação”, afirmou.
Também estiveram presentes o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; os deputados estaduais Marco Aurélio e Leo Cunha; o diretor do Procon, Duarte Júnior; o presidente da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Jairo Almeida, além de empresários e representantes da classe empresarial.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário