terça-feira, 12 de maio de 2015

Reunião buscou estabelecer modelos para implantação de um mapeamento das potencialidades econômicas das comunidades envolvidas

O Sebrae participou da reunião das comunidades quilombolas do Vale do Mearim no Povoado Piratininga, que fica na zona rural do município de Bacabal. A instituição esteve presente buscando fortalecer parcerias e identificar potencialidades econômicas relacionadas às 50 áreas de quilombo que compõem o Conselho Quilombola da região.

Além do Sebrae, estiveram presentes ao encontro, representantes da secretaria estadual de Igualdade Racial (SEIR), do Centro de Cultura Negra (CCN) do Maranhão, representantes municipais de Alto Alegre do Maranhão, Bacabal e São Luís Gonzaga, contabilizando cerca de 100 participantes.

O Sebrae foi representado pela gestora de projetos da instituição, Ana Cristina Lameiras, que esclareceu que o levantamento das potencialidades econômicas das comunidades servirá para desenvolver ações estratégicas de desenvolvimento econômico para cada uma das localidades envolvidas no trabalho. Esta identificação se dará através de um mapeamento descritivo das atividades que já são desenvolvidos pelos moradores das comunidades, de modo a respeitar as vocações locais.

O consultor do Sebrae Avelino Jansen, que apoio a organização do evento, ressaltou que o encontro serviu para definir, de maneira conjunta, as metodologias do trabalho a ser realizado. “O Conselho Cultural dos Quilombolas do Vale do Mearim é muito importante, já contando um ano de existência e procurando desenvolver diversas ações. Com este encontro foi dado um passo crucial para o planejamento de políticas públicas voltadas para as comunidades e para a sua sobrevivência, tanto cultural quanto de direitos”, revela Jansen.

0 comentários:

Postar um comentário