sábado, 3 de outubro de 2015
As perspectivas agrícolas e não agrícolas que se descortinam no meio rural trazem desafios e demandam boa vontade e muito trabalho.

Partindo dessa premissa o Deputado Estadual Fabio Braga oficializou ao governador Flavio Dino a construção da MA 225, que liga os municípios de Urbano Santos a Barreirinhas. São 110 km, de extensão e de uma importância sem dimensão para a região, pois além de encurtar distância, vai desenvolver economicamente a região do baixo Parnaíba, Itapecuru aos demais polos do Estado.

A estrada tem um papel importante e vai inserir cidades como Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto, Vargem Grande, Chapadinha e outras. Ainda, Tutoia, Araioses, Paulino Neves nos roteiros turísticos, conhecido como "Rota das Emoções", que compreende Jericoacoara (CE), Delta do Rio Parnaíba (MA e PI), e Lençóis Maranhenses (MA), interligando, assim, os três estados. A integração destes roteiros beneficiará um contingente populacional, além disso encurtará distâncias entre as regiões Leste e Oeste do Estado. 




Baixo Parnaíba e Itapecuru são regiões ricas em patrimônios imateriais caracterizados pelas memórias sertanejas, onde a maior desta é a história da guerra da Balaiada (uma importante revolta popular que eclodiu no Maranhão, entre os anos de 1838 e 1841), e tem na região seus maiores referenciais. Ainda as celebrações religiosas, tão fortes (festejos de São Raimundo dos Mulundus), uso e costumes das comunidades locais, aliados às características do meio físico, pois é a parte do Maranhão que mistura ao Piauí, dando início a região de transição chamada de meio norte, ambiente de rico acervo para o desenvolvimento turístico, uma vez que permite a compreensão de tais elementos em uma proposta de viabilização da atividade de turismo rural tão em evidência no pais.

Assim se destaca a necessidade da estrada, no contexto do ‘novo rural’, a valorização das paisagens e do espaço, o interesse crescente na preservação ambiental e a produção de alimentos especialmente o agronegócio e a agricultura familiar. Ainda, a criação de gado, galinhas porcos e caprinos, tão forte na região, chamariz para essa modalidade do turismo que a cada dia cresce mais, atraindo uma infinidade de pessoas adeptas a vida saudável e de experiências no fazer rural.

Justifica o Deputado Fabio Braga a necessidade urgente de seu pedido e propõe uma reflexão acerca das oportunidades e desafios as cidades que serão beneficiadas com a estrada, que além de se desenvolverem se colocam ao planejamento para um turismo sustentável, tendo a paisagem cultural, rural como elemento balizador de sua análise.

Assim, entende o deputado, que o turismo rural na região, se justifica. Além de levar o desenvolvimento, criando novas oportunidades de emprego e renda, vai estimular melhorias na qualidade de vida das famílias e comunidades, e proporcionando conforto e bem-estar de muitos jovens, estimulando-os a preservar o ambiente, história e o patrimônio, como expressão de sua identidade de um passado ainda vivo no presente, com perspectiva de um futuro promissor e a estrada é o caminho a ser construído.

(Fotos Ilustrativas- Internet)

0 comentários:

Postar um comentário