segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
Um cortejo cultural liderado pelos blocos “Os Fuzileiros da Fuzarca” e “Os Vampiros” marcaram a abertura exposição “Papel da Fantasia Na Memória Museal”, realizada no final da tarde de ontem (22). Retratando os diferentes momentos do carnaval maranhense a exposição encontra-se na Casa da Fésta localizado nas dependências do Centro Cultura Popular Domingos Vieira Filho, localizado na Rua do Giz, Praia Grande.

Para celebrar o lançamento da exposição foi realizado um cortejo que saiu Museu Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, até o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Os dois espaços vão da Superintendência de Cultura Popular da Secretaria de Estado da Gultura. No trajeto, os batuques, os ritmos e as fantasias dos blocos chamaram a atenção dos curiosos que parar para assistir.

A diretora, Ana Claudia Moraes, do Centro Cultura Popular Domingos Vieira Filho, disse que foi feita uma seleção dos itens que remetem ao carnaval juntamente com o Museu Casa de Nhozinho. “Quisemos envolver tanto as fantasias quanto os arquivos escritos como: livros, fotografias, imagens entre outros elementos. Esta exposição ela fica de modo temporário sendo substituída por outra que selecionarmos”, afirma a diretora.

Para o publicitário, Bruno Martins, os blocos “Os Fuzileiros da Fuzarca” e “Os Vampiros” trouxeram mais alegria para o Reviver, por despertar a curiosidade dos que estavam no local. “Eu fico muito feliz com toda essa movimentação, pois percebemos que a Secretaria de Estado da Cultura tem valorizado a nossa própria cultura. Gosto de ver estas intervenções já que atrai olhares de muitos curiosos que estão no local”, falou Bruno. 

A exposição é montada com mais de cem peças como cartazes, fotos com outros itens e artefatos diversos, fantasias, adereços, tecidos e toda uma gama de materiais e documentos, que de maneira clara traçam um perfil das nossas tradições, brincadeiras, compondo assim um painel de história e memória. Tendo como objetivo atrair a atenção do público para a história do carnaval maranhense e os elementos que o compõe.

0 comentários:

Postar um comentário