sábado, 23 de janeiro de 2016
No dia 22 de janeiro, no Museu de Carolina, o Superintendente do IPHAN/MA, Alfredo Costa, se reuniu com o Prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá. Na ocasião, estiveram presentes, também, o arqueólogo do IPHAN, Danilo Chagas; Diretor do Museu de Carolina, Hélio Ney; Gestora da ONG Via Verde, Alzira Fortes; arqueólogo da Suzano, Everson Fogolari; Secretário Municipal de Esporte, Rogério Beque; representantes do IFMA; e os empresários locais Joberto Guimarães e Deraldo Lopes.

O encontro teve como objetivo promover parcerias institucionais entre o IPHAN, Prefeitura e Museu de Carolina. “A intenção do órgão foi buscar parcerias, licenciar os sítios arqueológicos, recuperar as instalações da Hidrelétrica do Itapecuru para visitação. Queremos, também, transformar o Museu em instituição de guarda arqueológica para fazer endossos acadêmicos científicos das pesquisas da área”, comentou o superintendente do IPHAN, Alfredo Costa. 

O superintendente aproveitou para destacar que em todo o Maranhão só existem 3 museus com essa finalidade e todos estão localizados na capital São Luís. No entanto, o de Carolina será o primeiro do interior do Estado.

De acordo com o arqueólogo do IPHAN, Danilo Chagas, Carolina está dentro de uma região de alto potencial arqueológico e poucas foram as pesquisas realizadas na localidade. “Existe a necessidade de um centro de pesquisas de estudos arqueológico no sul do Maranhão e juntos podemos buscar e melhorar esses estudos, que são de extrema importância, colhermos esses materiais arqueológicos para que sejam guardadas e pesquisadas de maneira apropriada", ressaltou ele.

A ideia da parceria é tratar da reconstrução da Hidrelétrica de Itapecuru, como reconstituição da memória da mesma, assim como a preservação do patrimônio histórico da região. "Foi muito positiva a reunião. Nós fizemos uma discussão de um projeto de grande importância para cultura, turismo e economia do município. Já temos como parceiros o IFMA e agora o IPHAN para tratar dos patrimônios históricos de Carolina", realçou o prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá.

A reunião foi proveitosa. O termo de parceria entre o IPHAN, Museu de Carolina e Prefeitura foi firmado para serem feitas as adaptações necessárias no Museu, como forma de salvaguardar a memória de toda a região. 

0 comentários:

Postar um comentário