quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Numa breve conversa com o jornal Cazumbá, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, falou de como a capital maranhense pode se beneficiar com esse novo momento do turismo, especialmente agora, que o governador Flavio Dino em parceria com os governadores do Piauí e do Ceará, reativou a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável da Rota das Emoções, que abrange os três estados. Ainda falou de vandalismo e campanhas educativas que visem despertar nos mais jovens o sentimento de pertencimento e de cuidado ao Centro Histórico. 

De que maneira São Luís pode se beneficiar da Rota das Emoções que acaba de ser incrementada pelos governos MA, PI e CE?
A capital São Luís por si só já é um grande atrativo para que as pessoas possam visitá-la. Temos lugares belíssimos, como nosso Centro Histórico, que tem tido uma atenção muito especial da Prefeitura e do Governador. Em parceria temos cuidado desse espaço. Inauguramos recentemente a Casa do Bairro, um local que a cerca de um ano atrás era o maior ponto de drogas daquela região. Nós, então, resgatamos aquele espaço e entregamos à comunidade. Ali funcionarão atividades na área da saúde, assistência social e outras. Fortalecemos, também, a segurança, em parceria com a Polícia Militar. Temos, também, um grande investimento com o PAC das Cidades Históricas. Teremos em breve a reforma de vários pontos da região central da nossa cidade. Então, São Luís não deixa de ser um atrativo para que as pessoas possam passar por aqui. 

São Luís, tem outros atrativos além do Centro histórico para segurar o turista por um maior tempo na capital?
Em parceria com o Governo do estado, que tem investido forte na questão do saneamento. São mais de meio bilhão de reais investidos na cidade de São Luís. E já foi, inclusive, lançado um programa para a despoluição das praias, o que dará uma nova dinâmica ao setor do turismo, especialmente o turismo de sol e praia.

O vandalismo tem destruído alguns monumentos. De que maneira a Prefeitura pretende inibir a ação de vândalos que tem depredado o Patrimônio Histórico? 
Temos uma ronda efetiva da Polícia Militar e Guarda Municipal, mas ninguém consegue está presente 24 horas no mesmo local. Infelizmente temos a ação de vândalos de forma pontual em algumas localidades do Centro Histórico, assim como também em outros pontos da cidade, por exemplo, construímos abrigos que colocamos recentemente e já estão todos quebrados. É a questão da educação. Nem todo mundo tem a consciência de que aquilo é um bem público e, também, que aquele espaço é pertencente ao cidadão e que ele tem que preservar, tem que cuidar. Essa é a conscientização que nós procuramos fazer, colocando para o cidadão a importância de cuidar do espaço público, que é um espaço dele.

Haverá alguma ação de sensibilização e conscientização?
Na verdade, já fazemos várias campanhas educativas nesse sentido. A questão da limpeza, não jogar lixo na rua, a questão ambiental. Nesse tipo de trabalho e conscientização a Prefeitura tem avançado.

Há pouco tempo a Secretaria de Turismo de São Luís fez um trabalho de incentivo e valorização do Centro Histórico. O senhor pretende dá continuidade a esse trabalho?
Sim! A campanha Eu amo o Centro Histórico, é um trabalho contínuo. Pretendemos ir até o final, conscientizando sobre a importância da valorização do Centro Histórico, que é patrimônio todos.

0 comentários:

Postar um comentário