sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
 No ano passado, 06 escolas receberam o projeto e cerca de 2 mil estudantes estiveram envolvidos na ação




A Secretaria de Turismo de São Luís (Setur/SLZ) já inicia o ano dando continuidade ao Projeto Turismo Educativo. A primeira escola a receber a ação foi a Unidade de Ensino Básico Jornalista Neiva Moreira, localizada no bairro Bequimão, na qual os alunos fizeram parte de várias atividades: palestra sobre turismo, patrimônio, sustentabilidade e cidadania, combate à exploração sexual; exibição de vídeos sobre a capital; teatro de fantoches, mostrando em forma de história o que foi explicado na palestra; city tour pelo Centro Histórico.  No city tour o ponto de partida foi a Praça Benedito Leite. O passeio seguiu pela Praça Dom Pedro II, Palácio La Ravardiere, Palácio dos Leões, Rua da Estrela, Rua da Alfândega, Rua Portugal e retornou a Praça Benedito Leite.

“A ideia foi mostrar, na prática, a importância do turismo para o desenvolvimento econômico de uma cidade”, explicou a técnica da Setur, Avanne Brasil.

De acordo com a secretária de turismo de São Luís, Socorro Araújo, o intuito é atingir o máximo de pessoas. "Precisamos levar essa mensagem de educação e amor pelo nosso patrimônio ao maior número possível de estudantes, para que eles sejam nossos disseminadores. Que passem a informação para os familiares, vizinhos e, desta forma, todos criem sentimentos de zelo e cuidado com nosso patrimônio”, destacou ela.

A professora de Arte, Stella Aranha, que acompanhou os alunos, falou sobre a importância do projeto para a escola. “Fico feliz com a iniciativa. A escola costuma receber poucos projetos externos. Os alunos ainda nem estudaram sobre a História do Maranhão e já tiveram durante esses dias um ótimo aprendizado. Além disso, é muito importante que eles possam conhecer e valorizar a história da terra deles”, ressaltou ela.

O 'Turismo Educativo' é realizado desde 1998 sempre com o objetivo de sensibilizar alunos de escolas públicas e particulares sobre a valorização dos atrativos históricos, culturais e naturais da capital maranhense, estimulando o interesse pala preservação e valorização do patrimônio da cidade. No ano passado, 06 escolas receberam o projeto e cerca de 2 mil estudantes estiveram envolvidos na ação.

Nesse ano, a secretaria está atendendo as escolas municipais, conforme indicação da Secretaria de Educação de São Luís – SEMED. Mas, aquelas que desejam fazer parte desse projeto, basta agendar na Coordenação de Operações Turísticas, através do número (98) 8882 5146.

0 comentários:

Postar um comentário