quarta-feira, 30 de março de 2016
Nesta quinta-feira, 31, é celebrado em todo o país, o Dia da Saúde e Nutrição, data que tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Para manter a saúde em dia, a nutricionista do Centro de Oncologia Médica, Socorro Nunes, alerta para os cuidados com a alimentação e destaca a relação direta entre hábitos alimentares e o aparecimento de doenças como o câncer do intestino.

De acordo com a especialista, a alimentação saudável deve vir desde a infância, passando pelas fases da adolescência e adulta. “Essa data é importante para conscientizarmos sobre o assunto não só para adultos, mas também para as crianças”, destacou. “Os pais devem orientar sobre o consumo de verduras e frutas e, de acordo com cada criança, esclarecer sobre o consumo ideal de carboidratos e proteínas, sempre evitando gorduras de origem animal e diminuindo a ingestão de alimentos processados”, completou.

Essa conscientização faz parte de uma série de ações que pretendem combater o câncer de intestino, algo que recebe destaque anualmente no dia 27 de março, durante o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Câncer do Intestino. Este tipo de câncer desenvolve-se a partir de lesões precursoras, os pólipos, que são estruturas geralmente em forma de cogumelo que fazem saliência na mucosa do intestino grosso. Excesso de alimentos como massas, arroz branco, pão branco, farinha, doces, refrigerantes e frituras de modo geral, proporcionam maior tempo e contato de substâncias tóxicas com a mucosa intestinal.

A alimentação saudável e de qualidade é um grande desafio para o Brasil. Atualmente um terço das crianças brasileiras está com sobrepeso, 56,9% da população adulta está com excesso de peso e destes 21,3 estão obesos. Isto tem contribuído com o aumento das doenças crônicas como diabetes, hipertensão, muitas delas decorrentes da má alimentação, e que são responsáveis por 72% das mortes no Brasil.

A nutricionista, Socorro Nunes, reforça ainda que o mais importante para o bem estar e para a prevenção deste tipo de doença diretamente ligada aos hábitos alimentares é manter uma dieta adequada, sempre observando o biotipo de cada indivíduo. “O mais importante é um consumo regular de frutas e verduras (5-7 porções ao dia) e evitar alimentos industrializados”, finalizou.

Campanha - No dia 15 de março de 2016 foi lançada a Campanha “Brasil Saudável e Sustentável” a partir de uma Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e parceiros, dentre eles o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar (Inca) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de promover a alimentação saudável e alertar para os riscos da má alimentação.

Para isso, a campanha vai promover ações e reunir informações que estimulem as pessoas a adquirirem hábitos alimentares saudáveis apontando para as vantagens de consumir produtos locais frescos, vindos a agricultura familiar e/ou produção agrícola. Uma das principais ações da campanha será melhorar a alimentação escolar, pois o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome acredita que as crianças aprendem na escola a comer melhor e levam esse aprendizado para toda a família.

0 comentários:

Postar um comentário