terça-feira, 29 de março de 2016
No Blog Dramas do Sucesso, do jornalista Elton Pacheco, o autor fez uma matéria sobre, segundo ele, a cobrança de taxas absurdas por parte dos guias de turismo: "Os guias turísticos locais, que são os maiores responsáveis por levar os clientes (turistas) até os estabelecimentos, passaram a cobrar taxas absurdas aos pequenos empresários como Luzia. Essas taxas variam de 50% do valor da conta e, em alguns casos, chegam aos absurdos 70%, segundo os donos de comércio com quem conversei. Números que vão muito além de uma mera comissão. Se um grupo de 10 pessoas consome R$ 500 reais no restaurante, R$ 250 vão automaticamente para o bolso do guia e apenas a outra metade fica para o estabelecimento", destaca ele no blog.

O Presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Maranhão se manifestou a respeito do tema e disse que tal afirmação não é verídica: "Como representante da categoria digo que não são Guias de Turismo, são condutores. Agora aqui no Maranhão qualquer pessoa diz que é Guia de Turismo, não existe fiscalização. E isso não é só em Atins aqui mesmo em São Luís e demais polos temos pessoas trabalhando ilegal. Mas como é uma categoria que o trade turístico não valoriza e respeita ainda leva culpa pelo um Turismo mal organizado", disse André Gutemberg.

André, ainda, completa: "Hoje, inclusive, algumas agências nem me chamam para trabalhar devido eu bater de frente contra a pirataria, já realizei várias campanhas contra a pirataria. E infelizmente algumas empresas não contratam o Guia de Turismo para diminuir custo, vários meios de transporte saem de São Luís para Barreirinhas sem o profissional. O pior, ainda vendem um pacote caríssimo sendo privativo e colocam táxi de locação de cooperativas, basta irem ao aeroporto que vão presenciar. Já tive relatos de Guia que teve de segurar o volante na estrada porque motorista cochilou, aí tem que ter um trabalho sério com o nosso Turismo".

Confira a matéria completa do jornalista Elton Pacheco AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário