terça-feira, 28 de junho de 2016
O desfile de matracas e pandeirões juninos farão a alegria dos brincantes em mais dois dias de evento. Resultado do grande sucesso de público do ‘São João de Todos’, organizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, a festança se estende na sexta (1°) e sábado (2) de julho. No período, os arraiais Mestre Marcelino, na Praça Nauro Machado, Donato Alves, no Ipem, e Humberto de Maracanã, no Parque Folclórico da Vila Palmeira, estarão em atividade com diversas atrações, brincadeiras e shows de artistas maranhenses.

Para o secretário de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, a população que tem lotado os arraiais vai poder curtir mais este fim de semana de festejos. Galdino pontua a significância da celebração para o Estado. “Nosso São João é um dos mais belos do país e temos todos os motivos para comemorar. Queremos contemplar o cidadão ludovicense com mais dois dias de uma festa alegre, variada em atrações e onde as famílias podem se divertir com segurança”, ressaltou.

Um dos pontos fortes da programação do ‘São João de Todos’ é a participação do público que vem comparecendo em todos os espaços de celebração junina. A reunião de famílias foi a tônica do período. A presença de crianças e idosos também marca a festança nos arraiais oficiais do Governo do Estado. “É uma verdadeira reunião de famílias e todas as faixas etárias. Nos traz muita felicidade ter realizado um evento com toda a estrutura para a população”, pontuou o titular da Sectur.

Os dias a mais de festejo influirão positivamente nas áreas do turismo e economia local, ressalta Galdino. Para o turista, a oportunidade de esticar a estada na capital e consumir os produtos típicos da culinária e artesanato maranhense. É um impulso para o comércio, que será movimentando no entorno dos arraiais, a exemplo dos demais dias de circuito. “É mais um momento para fomentarmos a produção local e evidenciar o que o Maranhão tem de melhor, que é a sua cultura e a sua gente”, avaliou Diego Galdino.

Para a segurança do período extra de festas o mesmo aparato dispensado nos festejos regulares e que culminou com um São João tranquilo e sem ocorrências graves. “O planejamento estratégico para o período surtiu o efeito desejado com a garantia da segurança para o público”, disse o titular da Sectur. O policiamento está preparado e devidamente equipado para atender às ocorrências e também para orientar o público.

Na Praça Nauro Machado, além do efetivo regular, uma equipe da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) vai fazer a segurança no local. Este efetivo tem domínio de diversos idiomas e treinamento específico para atender turistas e também o público local. No local, o público conta, ainda, com posto fixo da Polícia Militar, funcionando 24 horas. “Estamos com o policiamento a postos para atender ludovicenses e quem vier curtir mais esses dias de festejos de São João”, concluiu Diego Galdino.

São João

O período junino oficial em São Luís teve início dia 17 deste mês, em quatro arraiais principais e mais 10 festejos nos Vivas dos bairros. Os espaços ofereceram ao público uma vasta programação com mais de 300 atrações, entre shows musicais e apresentações de brincadeiras do período. Somado a estes, o comércio de pratos típicos e de peças do artesanato maranhense. O governo também apoiou os festejos em alguns bairros, marcando um ‘São João de Todos’ e para todos, como o próprio nome do festejo.

São Marçal

O maior encontro de grupos de Bumba Boi do Maranhão, o Dia de São Marçal, comemorado nesta quinta-feira (30), vai reunir centenas de brincadeiras para reverenciar o santo. “Esse dia é do São Marçal, é para que os grupos de matraca e zabumba possam fazer suas reverências e toda a população deve se fazer presente neste momento único do São João maranhense”, enfatiza Diego Galdino. Por ocasião destas comemorações os arraiais oficiais do Governo do Estado não terão atividade.

0 comentários:

Postar um comentário