quarta-feira, 21 de setembro de 2016
Integrando a programação do 36º Festival Maranhense de Coros (Femaco), a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Proexce promoverá duas oficinas gratuitas de "Canto Coral" e "Canto Coral Infantil", no período de 06 a 08 de outubro, em São Luís (MA). As inscrições podem ser feitas até o dia 30 deste mês, no site: www.cultura.ufma.br 

Canto Coral Infantil - A oficina Canto Coral Infantil será ministrada pela professora Keila Digigow, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, das 8h às 10h, no auditório da antiga Fábrica Santa Amélia (rua Cândido Ribeiro. Centro). Graduada no curso Superior de Instrumento da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a ministrante atuou como pianista do Madrigal Brasil e pianista assistente do Coral Nova Philarmonia, entre outros corais.

Foi professora titular de piano das escolas de música Laudate e Belas Artes do Paraná e professora e pianista do Grupo Vocal dos Colégios Positivo. Também ministrou aulas do curricular. É professora substituta de Prática de Instrumento Harmônico e Percepção Musical da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) e pianista/harpista da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN).

O conteúdo será voz Infantil, preparação vocal, regência de coral infantil e práticas pedagógicas nos ensaios. A oficina visa ampliar conceitos teóricos e práticos do uso da voz infantil no canto coral, apresentar relato teórico sobre regência e sua aplicação no coral infantil e conhecer práticas da educação musical nos corais infantis. É destinada a regentes, alunos de cursos de graduação em Música, educadores musicais e pessoas interessadas.

Canto Coral - A oficina de Canto Coral será ministrada das 10h às 12h, no auditório da antiga Fábrica Santa Amélia (rua Cândido Ribeiro. Centro) pelo maestro e professor de Regência Orquestral e Coral e autor de livros sobre regência, Emanuel Martinez. Como maestro convidado tem atuado à frente de coros e orquestras no Brasil e exterior, destacando a orquestras sinfônicas do Paraná, de Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP), Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, orquestras sinfônicas do Festival de Campos do Jordão, da Oficina de Música de Curitiba e do Festival de Música de SC, Camerata Antiqua de Curitiba, além de atuações na França, Portugal, Espanha e Japão.

O maestro desenvolve atividades didáticas como professor de regência junto a prefeituras, Estados da União, escolas de música, universidades, cursos, seminários e festivais de música. Como escritor é autor de nove livros. O conteúdo da oficina será repertório coral e ensaio dos corais. A oficina visa ampliar os conceitos de repertório para os vários tipos de coro mais comuns e oferecer informações gerais do repertório universal.

Abordará ainda a análise comparativa do maior número de obras musicais, conhecimentos e observação de catálogos de música, linguagem utilizada na elaboração, tipos de repertório, coros e suas características e promoverá uma confraternização musical com apresentação do repertório trabalhado durante a oficina. O publico alvo são regentes, coralistas, alunos de cursos de graduação em Música, educadores musicais, músicos instrumentistas e pessoas interessadas no assunto. Participe. 

            UFMA prorroga para sexta-feira (23) as inscrições do 36º Femaco

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) prorrogou até esta sexta-feira (23) as inscrições para o 36º Festival Maranhense de Coros (Femaco). Realizado pela UFMA, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce) e Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (Fsadu) o 36º Femaco acontecerá de 4 a 9 de outubro, em São Luís do Maranhão. O evento terá entrada gratuita.

A diretora do DAC e coordenadora geral do Femaco, Fernanda Santos Pinheiro, informa que as inscrições são feitas no site www.cultura.ufma.br. O festival estimula e difunde a prática do canto coral, promove o intercâmbio cultural e o congraçamento entre a UFMA, os grupos corais participantes e a comunidade de São Luís. O festival acontecerá no Teatro Arthur Azevedo e em igrejas da cidade de São Luís.

"Poderão participar grupos corais adultos de vozes mistas ou iguais, corais infantis e infanto-juvenis de todo o Brasil", disse a diretora. "A solenidade de abertura do 36° Femaco será no dia 4 de outubro. Nos dias 05 e 06 haverá a apresentação dos corais infantis e infanto-juvenis e, nos dias 7, 8 e 9 de outubro, apresentação dos corais adultos", informa Fernanda Pinheiro. Para os corais adultos a participação constará da obrigatoriedade de duas apresentações oficiais em espaços distintos.

Os corais adultos, infantis e infanto-infanto-juvenis de São Luís inscritos deverão participar com repertório comum, do concerto de abertura do Festival. O repertório é de livre escolha e poderá constar de peças avulsas ou composições como missas, cantatas, oratórios, madrigais, musicais para um tempo máximo de vinte minutos.  Os corais poderão apresentar o mesmo repertório nas duas apresentações ou optar por repertórios diferentes.

O Madrigal da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, regido por Emanuel Nunes Martinez é presença confirmada no 36º Femaco. O regente ministrará ainda uma oficina para Coral Adulto. Para os grupos infanto-juvenis, a regente Keila Cristiane Digigow ministrará a Oficina Canto Coral Infantil, que trabalhará voz infantil/preparação vocal, regência de coral infantil, práticas pedagógicas nos ensaios. Visa ampliar os conceitos teóricos e práticos do uso da voz no canto coral. Informações: www.martinezemanuel.wixsite.com


0 comentários:

Postar um comentário