Mais Obras

segunda-feira, 12 de setembro de 2016
Reuniões envolvendo instituições e voluntários do segmento do livro, da leitura e da educação estão sendo realizadas, desde agosto, para planejar e organizar a II Campanha Estadual de Incentivo à Leitura com data prevista para 4 de outubro. Coordenada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), a II Campanha tem apoio de diversas instituições parceiras. O objetivo é incentivar o hábito de leitura criando oportunidades e condições de transformação social.

Com a expectativa de mobilizar 50 bibliotecas municipais no Maranhão, além das cidades que possuem Farol do Saber, a Campanha deste ano terá como tema “Dia de Ler. Todo Dia. Por um Maranhão de Leitores”. O evento integra a campanha nacional Dia de Ler, iniciada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, São Paulo, e que envolve todos os estados brasileiros.

Para a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Nascimento, a intenção é criar cada vez mais espaços de leitura gerando oportunidades de educação e exercício da cidadania. “Está comprovado que a leitura melhora a escrita, o discurso, além de ampliar o conhecimento, por isso a Campanha deste ano, que envolve diversos parceiros, está preparando um dia inteiro de leitura com atividades voltadas para todas as idades”.

Atividades

As atividades serão realizadas no dia 4 de outubro, em São Luís, na Biblioteca Pública Benedito Leite, de 8h às 17h, ocupando todos os seus espaços, do estacionamento ao auditório. Nos outros municípios do Estado serão utilizados os espaços das Bibliotecas Municipais e dos Faróis do Saber em funcionamento.

Estão previstas oficinas, inserções literárias, lançamento de livros, conversa com escritores, recital de poesias, contação de histórias, sempre tendo o livro literário como fonte maior de inspiração. No auditório da Biblioteca terá ainda, exibição de filmes com recursos de acessibilidade, sessão de cinema para adultos e jogos educativos. A programação completa será disponibilizada no site da BPBL.

As instituições envolvidas na campanha também vão oferecer atrações variadas, como por exemplo a Oficina de Pequenos Restauros de livros, organizada pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), ou a Oficina para terceira idade promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) entre outras. Nos dias que sucedem a Campanha, de 5 a 7 de outubro, as instituições parceiras darão continuidade às atividades de incentivo à leitura com suas próprias programações.

Parceiros

São parceiros desta Campanha, a Secretarias de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Bibliotecas Escolares; Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv); Secretaria de Educação de São Luís, através do Ensino Fundamental e Educação Infantil; Casa de Cultura Josué Montello; Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís; Serviço Social do Comércio (Sesc); Clube do Livro MA; Academia Ludovicense de Letras; Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão; Associação Maranhense de Escritores Independentes – (Amei); Academia Maranhense de Letras (AML); Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Secretaria de Cultura de São Luís/Biblioteca Municipal; Conselho Estadual de Cultura; Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB0/13ª Região; Museu dos Capuchinhos; Rede de Bibliotecas Faróis do Saber; e o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Doação de livros

Hoje existem no Maranhão cerca de 150 bibliotecas públicas municipais, uma boa parte delas com carência de livros e necessidade de um acervo mais atualizado. A Biblioteca Pública Benedito Leite, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, realiza periodicamente doações de livros, de temas diversos, como mais uma política de incentivo à leitura.

No último mês de agosto a Biblioteca Benedito Leite realizou doações de livros para as bibliotecas municipais de Caxias, Urbano Santos e Santa Inês. Com a aquisição dos kits, compostos por livros técnicos e literários, as bibliotecas terão seus acervos ampliados e atualizados, proporcionando aos seus usuários maior acesso à leitura e pesquisa. 

“Além da doação de livros nós mantemos um trabalho permanente de apoio e orientação às bibliotecas municipais, prestando informação e treinamento nas implantações e nos projetos de modernização e ampliação das suas instalações”, informou Aline Nascimento.


0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Feirinha São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista