segunda-feira, 12 de setembro de 2016
Em comemoração aos 404 anos de fundação da cidade de São Luís, o Arquivo Público do Maranhão, espaço vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), está expondo documentos históricos que revelam como a cidade era administrada nos períodos do Brasil colônia e império. Trata-se da exposição ‘História de São Luís nos livros da Câmara’ com registros do período de 1645 a 1899.

Os documentos ficarão em exposição até o dia 30 de setembro na sede do Arquivo Público, Rua da Nazaré, 218, Centro. O horário de visitação é das 8h às 18h. “A história registrada nos livros da Câmara é importante porque naquela época era a Câmara que administrada a cidade. Ela tinha as duas funções, legislativa e executiva, e, portanto, retrata todos os aspectos da sociedade, da economia, política e cultura da época”, explicou a historiadora e diretora do Arquivo Público, Maria Helena Spíndola.

Informações como preços de alimentos, limpeza da cidade, distribuição de terras e outras curiosidades estão nos livros do acervo da Câmara de São Luís (1645 a 1899). São correspondências de autoridades dirigidas à Câmara de São Luís, no século XIX, que mostram como a cidade era administrada.

Livros de autores maranhenses

Fazem parte da exposição, ainda, livros de autores maranhenses sobre esse período histórico. Entre as obras em exposição estão ‘Sob a mira da câmara: viver e trabalhar na cidade de São Luís, do professor Carlos Alberto Ximendes, A Fundação Francesa de São Luís e seus Mitos, da professora Maria de Lourdes Lauande Lacroix, além do Livro de Acórdãos da Câmara de São Luís (1645 a 1649) do Arquivo Público do Maranhão.

“O Arquivo Público do Maranhão faz uma homenagem à cidade de São Luís, com essa exposição dos Livros da Câmara de São Luís por se constituírem um patrimônio de relevância para o conhecimento da história política, social, econômica e cultural da cidade de São Luís”, ressalta Maria Helena Spíndola.

0 comentários:

Postar um comentário