Mais Obras

segunda-feira, 12 de setembro de 2016
Depois do sucesso no período das Olimpíadas Rio 2016, o Maranhão voltou a brilhar nas Paralimpíadas, com mais uma participação no espaço Casa Brasil, que o Ministério da Cultura disponibilizada aos estados no Boulevard Olímpico (Praça Mauá), no Rio de Janeiro.

Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), a presença do Maranhão, neste domingo (11), encantou os visitantes que apreciaram as principais manifestações típicas da cultura popular maranhense, por meio de dança, música, exposição do bumba meu boi, indumentárias dos principais personagens desse folguedo e material promocional dos destinos turísticos.

As 18 mil pessoas que passaram pelo espaço conheceram um pouco mais os encantos da terra de João do Vale. "Essa é mais uma importante oportunidade para promover a cultura e alavancar a visitação aos nossos destinos turísticos. Sem dúvida, a nossa participação na Casa Brasil trará excelentes resultados para o Maranhão", afirma a superintendente de Promoção e Turismo da Sectur, Cristiane Muller. 

O aposentado Ubiratan Martins e a esposa, Adriana Martins, chegaram cedo na Casa Brasil para aproveitar, ao máximo, as possibilidades do espaço. Um dos momentos marcantes para o casal de cariocas foi quando viram de perto a indumentária do Caboclo de Pena, Caboclo de Fita e Cazumbá, da brincadeira de bumba meu boi, que só conheciam pela televisão. "São lindos. É impressionante como o Brasil é bonito e o próprio brasileiro desconhece tantas de suas riquezas, preferindo, às vezes, ir para o exterior. Tudo que estamos vendo nos dá mais vontade de visitar os estados brasileiros", afirma Ubiratan Martins.

Às 10h30 e 16h, dava para ouvir de longe o som das caixas, tambores e pandeirões tocados pelo grupo Mariocas, formado por maranhenses e cariocas radicados no Rio de Janeiro. No auditório, bailarinos, cantores e músicos fizeram o público dançar com o cacuriá, tambor de crioula, bumba meu boi e o bloco tradicional, que depois saiu em cortejo até o pátio externo da Casa Brasil. "Muito bonito e alegre, por isso nos contagiou. Estamos encantados e o Maranhão está de parabéns", ressaltou a estudante Lívia Marques.

Casa Brasil

Na Casa, o Brasil é apresentado por eixos temáticos: diversidade artística e cultural, destinos turísticos, excelência esportiva, legado olímpico, oportunidades de negócio e investimentos, além de algumas das principais políticas públicas de igualdade, inclusão, sustentabilidade e meio ambiente.

“As Paralimpíadas, por serem um grande espetáculo do esporte e com visibilidade mundial, são interessantes para divulgação da nossa cultura e destinos turísticos. Os olhares do mundo continuam voltados para o Brasil e, sem dúvida, temos que apresentar o que o Maranhão tem de mais bonito”, destaca o secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga.

Localizada no Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, a Casa Brasil oferece ao público um espaço interativo com programação diária diversificada, no período dos jogos paralímpicos. A estrutura conta com auditórios, lounge, varanda, palco e sala de imprensa. Há ainda espaço para degustações e experiências gastronômicas, que revelam o paladar brasileiro.

Com entrada gratuita, ao longo do período que contempla as Olimpíadas e Paralimpíadas, a Casa Brasil está oferecendo ao público uma programação com shows e eventos culturais, programas de saúde e bem-estar, conferências internacionais, encontros de negócios, seminários, além das atrações permanentes.

A Casa Brasil já foi ponto de referência do país em grandes eventos mundiais, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos em outros países. Nos Jogos Rio 2016, a Casa trouxe um conceito inovador, rico em experiências sensoriais e tecnologias audiovisuais de ponta. O projeto arquitetônico também é envolvente e sua concepção leva o visitante a uma viagem pelas diferentes regiões do país.


0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Yes

Posseidon Hotel Ltda

Feirinha São Luís

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista