quinta-feira, 22 de setembro de 2016
Promovendo a inclusão por meio do turismo educativo, o projeto ‘Tour Jovem Cidadão’, teve mais uma edição realizada nesta quinta-feira (22). Coordenada pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), a ação foi realizada seis vezes em 2016 e beneficiou mais de 250 jovens. Nesta quinta (22), um grupo de 50 estudantes da rede pública do município de Bacabeira, que fica a 53km de São Luís conheceu locais do Centro Histórico de São Luís.

O ‘Tour Jovem Cidadão’ é realizado em parceria com as Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Desenvolvimento Social (Sedes), Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP); as Secretarias Municipais de Turismo (Setur) e coordenações municipais de Juventude. A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo propiciar aos jovens, formação e empoderamento cultural, através do acesso a equipamentos culturais do estado, como museus, teatros, bibliotecas, etc.

As atividades iniciaram às 8h, com a recepção aos jovens na Biblioteca Pública Benedito Leite. Logo após, eles participarão de uma oficina sobre os pontos turísticos e equipamentos culturais de São Luís no auditório da biblioteca. Após o momento de formação, os estudantes do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e do CEM Monsenhor Luis Alves Madureira, conheceram os vários espaços da Biblioteca Benedito Leite, a maior do estado e a 11ª maior do Brasil que guarda um acervo literário riquíssimo, com obras raras e muitos outros serviços.

A secretária de Juventude, Tatiana Pereira, destacou o caráter inclusivo do ‘Tour Jovem Cidadão. Segundo a gestora, o projeto objetiva fortalecer o leque cultural do Estado, criando vínculo que leve ao fortalecimento das relações entre a gestão estadual e as gestões municipais. “O projeto visa fortalecer a cultura maranhense, criando vínculo de pertencimento a cidade de São Luís com os demais municípios do estado, o que é fundamental para fortalecer o vínculo com a cultura e com a nossa história do nosso estado”, destacou.

Para o coordenador municipal de Juventude de Bacabeira, Jayres Sousa, o turismo educativo proporcionado pelo ‘Tour Jovem Cidadão’, contribui para o enriquecimento cultural dos jovens. “Embora Bacabeira seja próximo de São Luís, muitos jovens não conhecem ainda a história da capital do nosso estado. Esse passeio vai enriquecer muito o conhecimento dos nossos jovens”, comentou.

A estudante Glenda Martins, de 16 anos, disse que o aprendizado adquirido durante o tour pelos espaços culturais e históricos de São Luís, será importante para completar o que ela já aprende na sala de aula. “Em cada espaço a gente conhece e aprende coisas novas. Gostei muito e vou levar esses conhecimentos pra sempre”, relatou.

Já para Alaiza Santos, de 15 anos, o dia de visitas ficará marcado para sempre na sua vida. “Vou marcar esse dia na minha agenda e na minha memória como um dos dias mais felizes da minha vida e sempre que eu puder vir a São Luís, não vou deixar de visitar a biblioteca”, disse ela se referindo a Biblioteca Pública Benedito Leite.

No período da tarde, eles visitaram ainda outros espaços, como o Museu de Arte Sacra e o Cine Praia Grande, onde assistiram um documentário sobre a história e cultura de São Luís. Após uma caminhada pelas ruas do Centro Histórico, os jovens conheceram os vários produtos que são fabricados e comercializados no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), bem como a forma como são confeccionados. 

O tour foi finalizado com uma visita às instalações da Academia de Polícia do Maranhão, no Calhau, onde eles tiveram a oportunidade de conhecer equipamentos e técnicas policiais do sistema de segurança do Maranhão.


0 comentários:

Postar um comentário