quinta-feira, 29 de setembro de 2016
O escritor português Antônio de Abreu Freire é um profundo pesquisador da obra do padre Antônio Vieira, e tem vários livros dedicados ao célebre jesuíta, que é considerado o maior orador sacro da língua portuguesa. Dentre suas obras, destacam-se “Ação e Palavra - Vida e Obra do Padre António Vieira”, e “Padre António Vieira - História de um homem corajoso”.  

Por ocasião dos 400 anos do autor de “Os Sermões”, Abreu Freire realizou uma expedição marítima comemorativa, na qual refez os percursos do jesuíta pelo mundo afora, passando, inclusive, pelo Maranhão. Tais livros sobre Vieira abordam assuntos cruciais como a evangelização dos indígenas e a pregação jesuítica no século XVII, adotando como base os textos do padre e de seus contemporâneos barrocos no Brasil e em Portugal.

Na próxima segunda-feira, dia 3 de outubro, Abreu Freire falará sobre “A Missão Profética de Vieira no Maranhão”, sendo, em seguida, franqueada a palavra ao público presente. Haverá também a exibição do filme “A Pedra e a Palavra”, de Joaquim Haickel. Em seguida, Abreu Freire fará o lançamento da obra “Estratégia e Profecia”.

O Seminário Literário irá homenagear o maior orador sacro da Língua Portuguesa, o padre jesuíta Antônio Vieira, nascido em Lisboa a 6 de fevereiro de 1608. Religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus, Vieira foi uma das figuras mais importantes do século XVII no segmento da política e da oratória. Destacou-se como missionário no Brasil, defendendo os direitos dos indígenas e realizando a evangelização dos mesmos.

Vieira lutou ainda pelos direitos dos judeus, pela abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e pela abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição. Na Literatura, seus Sermões possuem influência nos movimentos estéticos do barroco brasileiro e português.

Em São Luís do Maranhão, no Convento das Mercês, o padre Antônio Vieira proferiu o Sermão de São Pedro Nolasco, no dia 31 de janeiro de 1660. Ao longo de sua vida, o jesuíta escreveu mais de 200 sermões, 700 cartas, além de tratados proféticos, relações, poemas, dentre outras obras.

António de Abreu Freire é professor universitário e investigador no Brasil, Canadá e Portugal. Fez de março de 2007 a março de 2008 o “Cruzeiro Histórico Identidade e Cidadania”, aventura a bordo de um veleiro, palmilhando os locais nos quais viveu o padre Antônio Vieira, através de um projeto da Universidade de Aveiro. O resultado dessa viagem se transformou no livro “Diário de Bordo”. Sobre Vieira publicou também “Sermões de Santo Antônio”, em 2009, e “Ação e Palavra” (2010), organizando ainda a Exposição “Passos de um Gênio”.

António Sousa Abreu Freire é doutor em Ciências Humanas pela Universidade de Paris e doutor em Física pela Universidade de Laval, Québec, Canadá. É professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, Portugal, e diretor da revista interdisciplinar em Ciências Humanas Factos & Argumentos. 

O evento é mais uma iniciativa do Centro Cultural Convento das Mercês, seguindo determinação do governador Flávio Dino, que continua apoiando as iniciativas ligadas ao desenvolvimento cultural da sociedade maranhense. “A participação dos alunos das escolas da rede estadual e municipal, bem como de universitários, professores, escritores, pesquisadores e a comunidade em geral é de fundamental importância para o sucesso deste evento, que pretende evidenciar a envergadura exponencial do grande gênio literário que foi o padre Antônio Vieira”, comenta o Diretor do Convento das Mercês, o jornalista e escritor Paulo Melo Sousa.

SERVIÇO

O quê? Encontro “Padre Vieira: O visionário do Quinto Império”.

Onde? Centro Cultural Convento das Mercês.

Quando? Dia 3 de outubro de 2016 (Auditório Padre Antônio Vieira).

Programação:

15 h - Palestra “A Missão Profética de Vieira no Maranhão”, com o escritor português António de Abreu Freire.

16 h - Exibição do filme “A Pedra e a Palavra”, documentário de Joaquim Haickel.

Sorteio de 30 exemplares da obra “Estratégia e Profecia”, de António de Abreu Freire (Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de Paris / Doutor em Física pela Universidade de Laval – Canadá). Prof. da Universidade de Aveiro - Portugal.

0 comentários:

Postar um comentário