Assembleia Legislativa do Maranhão

quarta-feira, 21 de setembro de 2016
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), deve concluir nos próximos dias as obras de reparo e manutenção na área urbanizada do Espigão Costeiro, na praia da Ponta D’areia, em São Luís.  Os serviços foram iniciados há dois meses e incluíram a recuperação da cerca de madeira, pintura e a nova cobertura do coreto, além dos reparos necessários no piso, bancos e lixeiras.

Para garantir comodidade e segurança ao público que visita o local para o lazer, principalmente nos fins de semana, a Secretaria Adjunta de Obras Civis (SEAOC) vai manter uma equipe permanente com o objetivo de corrigir os danos provocados pela ação do tempo. “O objetivo é agilizar a manutenção e os devidos reparos num dos cartões postais de São Luís, evitando o acúmulo de problemas e garantindo que o Espigão Costeiro fique sempre em condições adequadas para receber os milhares de visitantes que frequentam o local”, afirmou João José, Secretário Adjunto de Obras Civis do Estado. 

Parte da estrutura sofreu desgaste por causa da ação do salitre e dos ventos, que são muito fortes na área. A área com maiores danos foi o coreto, que fica no ponto extremo do Espigão, onde telhas foram quebradas e arrancadas e o para-raios danificado.

Para solucionar os problemas, o teto do Coreto recebeu tratamento contra a ferrugem, e, depois, nova pintura e cobertura. A cerca de madeira que delimita a área de passeio no Espigão também foi recuperada, assim como alguns bancos que estavam com tábuas quebradas. A manutenção ainda incluiu a recuperação do piso nos pontos onde o calçamento foi danificado.

“O Espigão Costeiro está em uma das mais belas paisagens da Ilha e mantê-lo em condições de segurança e conforto só reforça o compromisso que o Governo do Estado tem com a qualidade de vida da população e o incremento ao turismo na capital”, assegura o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Ações de construção e revitalização

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) tem realizado diversas obras de revitalização de locais de lazer e visitação turística. Entre elas, a Praça Manuel Beckman, o monumento Pedra da Memória e o Coreto, na Avenida Beira Mar, que receberam reparos no piso e entorno, limpeza e nova pintura. E o Convento das Mercês que está sendo reformado, para a recuperação estrutural de uma ala inteira, no andar superior, além da drenagem no pátio e serviços de manutenção física.

Na Lagoa da Jansen, a Sinfra construiu a Praça na Avenida Mário Meireles, que tem piso em concreto, bancos, jardins, estacionamento e arborização, com o uso de espécies como ipê, palmeiras, angelim e flamboyant; além de um parque com equipamentos de lazer para crianças e de atividades físicas para idosos e adultos. O local que estava servindo como depósito de lixo e motivo de preocupação em relação à segurança se tornou um dos mais agradáveis espaços de lazer  para as famílias contribuindo com a ampliação dos espaços de vivência na capital. 

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista