sexta-feira, 30 de setembro de 2016
Nos últimos três laudos de balneabilidade, mais de 90% dos pontos da orla da Grande Ilha foram considerados próprios para banho

“É bom saber que as coisas estão melhorando. Antes sempre tinha a desconfiança dos laudos, mas agora podemos perceber que a mudança é real. Dá para confiar e aproveitar a praia mais tranquila”, afirmou a estudante.
Ao todo, os 21 pontos de coleta, nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi, têm registrado média de 90% dos pontos próprios, uma melhoria gradual alcançada com as ações do programa ‘Mais Saneamento’, que pretende elevar a taxa de tratamento de esgoto de São Luís para 70%, até 2018.
Com as obras de despoluição dos Rios Pimenta e Claro, a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Vinhais e a construção da ETE Anil, os investimentos feitos pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), chegam a cerca de R$14 milhões.
“Este é um resultado que representa a soma de todas as ações que a Caema vem executando no saneamento da capital, mediante expressa determinação do governador Flávio Dino, de quem recebemos, dentre várias outras determinações, a de recuperar a qualidade das praias de São Luís. Por meio do Programa Mais Saneamento, estamos instalando equipamentos que garantirão a manutenção desta média que os laudos da Sema vêm apresentando”, explicou o diretor-presidente da Caema, Davi Telles.
Ações de conscientização
Com o registro das marés de sizígia que ocorreram nos dias 16, 17 e 18 deste mês, o Rio Pimenta transbordou e levou alguns resíduos sólidos para o mar, o que alterou as condições de balneabilidade das praias nos trechos averiguados, segundo o último laudo da Sema.
“Mesmo sabendo que as ações da natureza fogem ao nosso controle, como foi o caso da maré se sizígia, a Sema vem realizando uma série de ações para que os níveis de balneabilidade fiquem cada vez melhores. Uma das ações está sendo programada para os dias 10 e 11 de outubro, intitulada Atitude Consciente nas Praias, onde mostraremos a importância de manter a extensão de nossa orla limpa e equilibrada, o que é essencial para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade e para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente”, afirmou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário