sexta-feira, 30 de setembro de 2016
Nos últimos três laudos de balneabilidade, mais de 90% dos pontos da orla da Grande Ilha foram considerados próprios para banho

Os últimos laudos de balneabilidade divulgados pelo Laboratório de Análises Ambientais (LAA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) mostram que as praias estão ficando próprias para banho novamente, o que tem atraído banhistas como a estudante de enfermagem Polliana Soares.

“É bom saber que as coisas estão melhorando. Antes sempre tinha a desconfiança dos laudos, mas agora podemos perceber que a mudança é real. Dá para confiar e aproveitar a praia mais tranquila”, afirmou a estudante.

Ao todo, os 21 pontos de coleta, nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi, têm registrado média de 90% dos pontos próprios, uma melhoria gradual alcançada com as ações do programa ‘Mais Saneamento’, que pretende elevar a taxa de tratamento de esgoto de São Luís para 70%, até 2018.

Com as obras de despoluição dos Rios Pimenta e Claro, a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Vinhais e a construção da ETE Anil, os investimentos feitos pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), chegam a cerca de R$14 milhões.

“Este é um resultado que representa a soma de todas as ações que a Caema vem executando no saneamento da capital, mediante expressa determinação do governador Flávio Dino, de quem recebemos, dentre várias outras determinações, a de recuperar a qualidade das praias de São Luís. Por meio do Programa Mais Saneamento, estamos instalando equipamentos que garantirão a manutenção desta média que os laudos da Sema vêm apresentando”, explicou o diretor-presidente da Caema, Davi Telles.

Ações de conscientização

Com o registro das marés de sizígia que ocorreram nos dias 16, 17 e 18 deste mês, o Rio Pimenta transbordou e levou alguns resíduos sólidos para o mar, o que alterou as condições de balneabilidade das praias nos trechos averiguados, segundo o último laudo da Sema.

“Mesmo sabendo que as ações da natureza fogem ao nosso controle, como foi o caso da maré se sizígia, a Sema vem realizando uma série de ações para que os níveis de balneabilidade fiquem cada vez melhores. Uma das ações está sendo programada para os dias 10 e 11 de outubro, intitulada Atitude Consciente nas Praias, onde mostraremos a importância de manter a extensão de nossa orla limpa e equilibrada, o que é essencial para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade e para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente”, afirmou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho.

0 comentários:

Postar um comentário