sábado, 24 de setembro de 2016
Jailson Soares da Silva, do Centro de Ensino Nova Vitória, escola da Rede Estadual localizada em Imperatriz; Arão Salatiel das Mercês Mota (Ifma Monte Castelo), em São Luís, e Victor Matheus Choucino, do Colégio Adventista de São Luís representarão o Maranhão no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB 2016), em Brasília. Os estudantes embarcam, neste domingo (25), e farão parte, de segunda (26) à sexta-feira (30), de uma jornada parlamentar simulada, promovida pela Câmara Federal. 

Além de terem seus projetos selecionados entre 56 inscritos em todo o estado, os jovens estudantes obtiveram as maiores notas do País. De acordo com o site do programa, dos cinco estudantes que tiveram o melhor desempenho entre cerca de 2 mil inscritos, os dois primeiros são estudantes do Maranhão. 

Após processo de pré-seleção, realizado por uma comissão Estadual que analisou e avaliou os projetos inscritos no Maranhão, 12 projetos de lei foram pré-selecionados (quantitativo proporcional para o estado) e enviados à comissão da Câmara Federal para participarem da etapa final classificatória.

“Elaborei um projeto de Lei que tem como objetivo implementar ações sociais nas escolas públicas de Ensino Médio. Com isso, os alunos serão responsáveis por desenvolver ações resolutivas para conflitos sociais na comunidade e exercerão o protagonismo. A partir dessa experiência quero viabilizar esse projeto”, destacou Arão Mota.

Victor Choucino, que também obteve uma das melhores notas entre os projetos inscritos, explicou que seu projeto prevê a criação de um sistema de TV nas escolas públicas brasileiras, no qual os próprios alunos seriam os produtores, editores e apresentadores. “Nessa TV eles poderão fazer programa e até produzir vídeo aulas para os professores e também pode servir como elo entre a escola e a comunidade. Minha expectativa é, além de trocar experiências, ganhar apoiadores para o meu projeto”, realçou. 

No Maranhão o PJB foi coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A coordenadora estadual do programa, professora Rose Carvalho explicou que o Estado garantiu todo o apoio necessário aos estudantes por compreender que o protagonismo juvenil é fundamental no processo de ensino e da aprendizagem. “Ver a alegria dos estudantes ao se tornarem parlamentares jovens, representando sua escola e sua comunidade é gratificante. Após o retorno ao Maranhão, eles serão referências para fomentar em outros alunos o protagonismo juvenil”, ressaltou. 

“Estamos fomentando a participação dos nossos estudantes em programas de âmbito nacional que incentivam o protagonismo juvenil, entre eles o Jovem Parlamentar, que propicia aos alunos uma vivência do processo democrático na Câmara dos Deputados. Nossa meta é formar cidadãos livres e conscientes de que podem fazer a diferença nos lugares onde estão inseridos”, destacou o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Sobre o Parlamento Jovem 

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa que simula uma jornada parlamentar de jovens estudantes, com idade entre 16 e 22 anos. O PJB tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, com diplomação, posse e exercício do mandato. Em paralelo a isso, o programa também visa estimular nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular.

0 comentários:

Postar um comentário