terça-feira, 13 de setembro de 2016
EDIFICADO NO SÉCULO XIX EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Margareth Gomes de Figueiredo¹

A palestra² apresenta um estudo que analisa a valorização e salvaguarda do sistema construtivo das edificações de arquitetura civil do século XIX, frente às intervenções a que são submetidas, diante da necessidade de adaptação a usos e funções da vida contemporânea. Tem como estudo de caso o centro histórico de São Luís do Maranhão.

Para sua elaboração, foram desenvolvidas as seguintes etapas: fundamentação teórica e conceitual do tema; análise dos aspectos da organização físico-espacial da arquitetura produzida no século XIX; leitura, análise e interpretação da constituição tipológica e estado de conservação do acervo arquitetônico do centro histórico de São Luís e verificação das intervenções referentes à conservação da integridade do sistema construtivo. Além da pesquisa, o trabalho apresenta algumas recomendações sobre a conservação da autenticidade do sistema construtivo das edificações patrimoniais, como forma de contribuição para orientar futuras intervenções de reabilitação.

1 Arquiteta e Urbanista. Professora Adjunta e Pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEMA. Doutora em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro, Portugal.

2 Esta palestra é um resumo da tese de doutorado intitulada Valorização do sistema construtivo do patrimônio edificado, defendida em julho de 2014.


0 comentários:

Postar um comentário