terça-feira, 13 de setembro de 2016
O ensino fundamental das escolas do município atingiram as metas estipulada pelo MEC e refletem as melhorias implementadas nos últimos três anos da administração Jucá.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. O levantamento aponta que o ensino fundamental das escolas da Rede Municipal de Carolina/MA, atingiu a meta estipulada pelo MEC, superando a pontuação proposta que era de 4,3 e alcançou a nota 4,9, ou seja, 12% maior, sendo um dos melhores resultados do Estado. Essa avaliação acontece a cada dois anos, e tem metas projetadas até 2021.

O IDEB é um indicador geral da educação nas escolas públicas e particulares. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

Atingir níveis aceitáveis no IDEB caracteriza avanços na educação e enfrentamento de problemas crônicos, como a falta de escolas, escolas sem condições de uso, combate a evasão escolar, além do enfrentamento as drogas, da desigualdade entre alunos, que gerou um ganho significativo e mostra uma tendência de crescimento sustentável do município, que se estende a todas as outras áreas;

Para a Secretária Municipal de Carolina, professora Hilda Mota, a melhora no desempenho se deve aos programas e metas estabelecidas pela administração do Prefeito Ubiratan Jucá, que não mediu esforços para melhorias das escolas e valorização de todo corpo docente, que resulta em boa gestão escolar e melhoria nos números atestados pelo MEC.

"Quando chegamos à secretaria, em 2013, encontramos a casa sucateada, prédios em ruínas, sem equipamentos adequados, professores e alunos desmotivados e, ainda, o distanciamento das famílias das escolas e ao longo destes 45 meses da administração, Jucá reformou e modernizou quase 70% das escolas do município, como a escola Nelson Maranhão na área urbana da cidade e a escola Antônio Carvalho Filho, na zona rural de Carolina", disse a secretária.

Os índices mostrados pelo MEC não surpreendeu a administração municipal de Carolina. Durantes esses quase quatro anos de gestão, projetos como os Jogos Estudantis do município, que esse ano ja aconteceu a 3ª edição, deram uma nova dinâmica ao ensino, e ajudou a melhorar o aproveitamento dos alunos, sendo estabelecido como critério de participação somente de alunos que estiverem regularmente matriculados e frequentando as aulas, o que também ajudou a afastar esses jovens do universo das drogas e da marginalidade.

O prefeito Ubiratan Jucá, afirmou que “o resultado do IDEB reflete a mudança de postura do município, em enfrentar problemas como evasão escolar e combate às drogas, oferecendo escolas dignas e um ensino de ótima qualidade”.

“A vitória é de todos que trabalham por uma educação cada vez melhor e, principalmente, os educadores que são comprometidos com a melhoria da qualidade do ensino, os alunos que souberam aproveitar as condições oferecidas”, destacou Ubiratan.

Carolina melhor e mais humana

Mesmo com toda crise que assola o país, o reflexo maior se deu nos municípios de pequeno e médio porte, com queda nos repasses constitucionais beirando quase 50%, a cidade não parou. Foram centenas de obras, como: asfaltamento de ruas, construção de pontes, aquisição de equipamentos para o hospital, melhoria na infraestrutura, perfuração de poços para abastecimento de água, construção de galerias para escoamento de água e esgotos, construção de estradas vicinais e entre outras ações.

Foram conquistas da comunidade, fruto de uma administração séria, honesta e presente, que reflete diretamente nas melhorias do IDEB e outros indicadores sociais do município.

Pena que o índice divulgado pelo Ministério considera apenas o crescimento e melhoria na educação de Carolina, quando na verdade, essa avaliação não é suficiente para medir o desenvolvimento nas outras áreas, tanto na infantil, juvenil, adulto ou na terceira idade, que mostra que os ganhos também se deram na saúde, assistência social, agricultura, administração, turismo, cultura, infraestrutura e na melhoria de vida da comunidade de todo o município.

Escolas antes da administração Jucá:

Esse vídeo retrata a situação encontrada na Unidade Escolar Antonio Carvalho Filho e como ficou após as melhorias:



0 comentários:

Postar um comentário