terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Gerar renda ao agricultor familiar. Esse é um dos compromissos do Governo no Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar - SAF quando promove as Feiras da Agricultura Familiar como essa em que a Ana Paula participou. A semana foi de transformação na qualidade de vida dos agricultores familiares dos municípios de Vitória do Mearim, Santa Filomenta e Governador Newton Bello.

“É essa transformação que estamos realizando na agricultura familiar do Estado do Maranhão. O Sistema SAF presta assistência técnica, o agricultor produz para o sustento de sua família e, além disso, oferecemos estrutura para comercialização do excedente oportunizando qualidade de vida e dignidade a esses agricultores”, explicou Adelmo Soares, secretário da SAF.
No município de Vitória do Mearim, 22 famílias comercializaram seus produtos e arrecadaram R$ 6.122,00. Em Governador Newton Bello, as 17 famílias que participaram da feira arrecadaram em torno de 4 mil reais. Já em Santa Filomena nove comunidades com 16 agricultores familiares venderam aproximadamente 3 mil reais. Ao todo, as três feiras implantadas pelo Sistema SAF beneficiaram 55 agricultores familiares e geraram cerca de R$ 13.122,00 em comercialização.
Santa Filomena e Governador Newton Bello fazem parte do Programa do Governo do Estado, que tem o objetivo de alavancar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 30 municípios de menor IDH, o Plano Mais IDH. Nesses municípios são atendidas 100 famílias (cada), que recebem assistência técnica qualificada e contínua. Agora as famílias estão comercializando o excedente da produção numa estrutura adequada e com higiene. Os kits feira são compostos por barracas, balanças, jalecos, caixa de isopor, gaiola plástica para aves e treinamento de comercialização e higiene.
Entre os produtos comercializados encontravam-se hortaliças, frutas, azeites, óleos, farinha, ovos, doces, mel, patos, galinhas caipira e peixes.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Em 2016 houve fato fabuloso sim, apesar de Vanessa Grazziotin falar que não, dessa forma assim:
ResponderExcluir"O ano de 2016 é, sem dúvida, daqueles que dificilmente será esquecido. Ficará marcado na história pelos acontecimentos negativos ocorridos no Brasil e no mundo. Esse é o sentimento das pessoas", diz Grazziotin.
Mas, por outro lado, nem que seja apenas 1 fato positivo houve sim! É claro! Mesmo que seja, somente e só, um ato notável, de êxito. Extraordinário. Onde a sociedade se mostrou. Divino. Que ficará na história para sempre, para o início de um horizonte progressista do Brasil, na vida cultural, na artística, na esfera política, e na econômica.
Que jamais será esquecido tal nascer dos anos a partir de 2016, apontando para frente. Ano em orientação à alta-cultura. Acontecimento esse verdadeiramente um marco histórico prodigioso. Incrementando sim o Brasil em direção a modernidade, a reformas e mudanças positivas e progressistas. Enfim: admirável.
Tal fato luminoso e sui-generis foi o:
-- «Tchau querida!»
Eis aí um momento progressista, no ano de 2016.