terça-feira, 27 de dezembro de 2016
Viajar, relaxar e conhecer novos lugares, não há dúvida que esse é o sonho da maioria. Você pode realizar seu sonho com pesquisa e planejamento.  

Passagens aéreas

Todos nós queremos encontrar passagens aéreas com desconto, mais baratas, para as férias e feriados de final de ano. Saber qual o momento de comprar, entretanto, sempre gera dúvidas. Alguns especialistas do setor de viagens insistem que os melhores preços podem ser achados quando compramos com bastante antecedência. No entanto, o que já me aconteceu é que, numa viagem internacional com uma amiga, comprei minha passagem com três meses de antecedência e minha amiga comprou a menos de um mês da viagem e pagou um preço muito mais baixo. Claro, ela correu o risco de nem encontrar lugar no mesmo voo, se fosse num período de alta temporada.

Prazo de antecedência ideal para comprar passagens aéreas

O que precisamos descobrir é qual a antecedência razoável, em que os preços serão mais favoráveis, com menores riscos. A certeza que já se consegue ter é que muitos meses antes não vão garantir preços mais baixos. Quem trabalha com a venda de passagens já consegue perceber, por exemplo, que nas passagens nacionais, o prazo de um mês, aproximadamente, é o melhor período para comprar, porque é quando as promoções aparecem. Antes de 60 dias da data da viagem, você não vai encontrar promoções. No período de 30 a 90 dias o preço é o mesmo e com mais de 180 dias de antecedência, certamente será mais caro.

Com certeza é bem desagradável ver o preço da passagem que você já comprou com antecedência ficar muito mais barato na promoção, quando faltarem 30 dias para a viagem!

O prazo mais recomendável para comprar passagens em voos internacionais é de 60 dias, segundo estudos já realizados. Dessa forma não se corre o risco de não encontrar lugares disponíveis. Em pacotes de viagem podem ocorrer cancelamentos e lugares vagos no voo, quem arrisca deixar para o último minuto pode encontrar uma boa oportunidade, mas em voos de carreira isso dificilmente acontece.

O importante é pesquisar sempre

A única forma de encontrar a melhor opção é ficar o tempo todo de olho nos sites de venda de passagem, principalmente através de aplicativos, que avisam sobre melhores preços e ofertas no seu celular ou tablet. Pesquise na internet, acompanhando o valor da passagem para o destino que você quer, comparando entre diversas companhias aéreas. Há sites de comparação de preço que fazem isso para você, como Decolar, Melhores Destinos, Booking, TripAdvisor, Trivago, Expedia etc.

Datas e horários fazem toda a diferença

Ao fazer suas pesquisas, simule a viagem com datas diferentes, alguns dias antes e alguns dias depois. Em todas as companhias aéreas os preços variam de acordo com o dia da semana. Os finais de semana, a partir de sexta feira, são os que têm preços mais caros. Procure viajar às terças e quartas feiras, com certeza você vai encontrar preços mais baixos.

Dependendo do destino turístico é possível encontrar bons preços aos domingos à tarde, se for o voo de ida e aos sábados à tarde, se for o voo de volta. Procure seguir a lógica inversa ao movimento turístico.

Barato que sai caro

É inútil viajar altas horas da noite ou de madrugada, porque você vai economizar no preço da passagem, mas vai pagar uma diária extra de hotel.

Se você chegar pela manhã bem cedo ao seu destino, sua reserva ainda não vai estar liberada e você vai ter que esperar até 12hs ou 13hs para entrar na habitação. Ou então a reserva deve ser para o dia anterior.

Cuidado para não passar o Natal ou Reveillon a bordo de uma aeronave ou em um aeroporto, a não ser que isso não faça diferença para você. Planeja sua viagem para eliminar essa possibilidade, mesmo considerando possíveis atrasos nos voos.

Pesquise os preços dos hotéis

Além da pesquisa com passagens é preciso continuar a pesquisar preços de diárias de hotel. Assim como nas passagens aéreas, faltando um mês da viagem é possível encontrar promoções nos preços das diárias de hotel. Mas se for alta temporada você se arrisca a não encontrar hospedagem disponível. A antecedência mínima de 60 dias é recomendável, mas há destinos que não lotam completamente e é possível encontrar diárias de última hora. Mas cuidado, Reveillon e Carnaval no Brasil costumam deixar os hotéis de praia lotados e com preços exorbitantes.

A pesquisa de preços de hotel deve ser comparativa, entre pelo menos três categorias: os luxuosos, os intermediários e os econômicos. É possível encontrar conforto e limpeza em ambientes mais simples e rústicos, mas isso demanda tempo para entrar nos sites de viagens e hospedagem e também nos portais dos hotéis. Há divergência de preços entre eles, porque alguns sites de hospedagem cobram taxas dos hotéis e as repassam para os consumidores.

Não deixe de ler as avaliações dos hóspedes. Sites como o Booking.com classificam as avaliações e você pode conhecer a experiência de quem já esteve hospedado no local, se foi satisfatória, se detestou, o que foi agradável, o que foi desagradável, a nota para o pessoal do “staff”, para a localização e para a limpeza.

As diárias para um período de três dias no final de semana são mais caras do que para o mesmo período no meio da semana. Se você estiver viajando para férias curtas, considere um período de segunda a sexta, quando praias, restaurantes e lojas estão mais tranquilos.

Aproveite as promoções

Uma promoção de passagem ou diária de hotel para o destino que você deseja deve ser aproveitada, porque dificilmente os preços irão ficar ainda mais baixos na proximidade da viagem. Promoções para o final de ano são raras, é preciso ficar de olho e agir rápido para não perder a oportunidade. 

Faça reserva nos hotéis depois de comprar as passagens

A possibilidade de encontrar um hotel que agrade é maior do que a chance de ficar sem passagens, na época de férias. Depois de escolhido o horário de voo, reservar o hotel na data desejada fica mais fácil. Dê preferência aos hotéis que aceitam reservar com garantia de reembolso, caso você desista de viajar e avise com pelo menos 48hs de antecedência. Há muitos hotéis disponíveis, em um ambiente altamente competitivo, em que descontos aparecem. A não ser em cidades muito procuradas, como é o caso do Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis.

A localização deve ser de acordo com seu tipo de deslocamento

Se você vai ficar em um resort, com tudo incluído e não vai se deslocar pela cidade a não ser com as vans de passeios, não há o que temer quanto à localização. Mas se estiver visitando uma grande cidade em que precisa usar metrô e ônibus, a localização central faz muita diferença, porque é próxima ao transporte coletivo. Se você pretende alugar um carro, fica mais fácil preferir os hotéis mais distantes do centro, que oferecem um melhor preço. 

Pesquise aluguéis diretamente com proprietários no Airbnb

Atualmente estão em alta o aluguel de residências, apartamentos ou quartos através do site Airbnb, que facilita a comunicação entre turistas do mundo inteiro e proprietários de imóveis que se dispõem a alugar para temporada, semanas ou mesmo dias. Há muitas opções, para quem não quer gastar muito, até fantásticas casas em praias paradisíacas. Assim você pode utilizar a cozinha, piscina se houver e ficar à vontade com sua família, sem os horários limitantes dos hotéis. Também vai poder fugir dos restaurantes lotados e caros.

A diária de um pequeno apartamento acaba por ficar mais econômica para uma família pequena do que as diárias em um hotel. A experiência de ser um morador local torna tudo diferente. O sistema cobra taxa de limpeza e taxa de serviço do Airbnb. As avaliações dos hóspedes são a garantia do bom atendimento.

Pense em algo diferente

Quando todos estão planejando em ir para a praia, pense em um hotel fazenda. Há excelentes opções, com lazer completo. Assim você pode fugir do intenso fluxo turístico e encontrar hotéis e pousadas tranquilos, com refeições inclusas ou ao menos meia pensão. Há as que oferecem também a ceia de Natal ou Ano Novo.

Relaxar, mas sem esquecer do novo ano que vai começar

Essa é uma recomendação para quem esquece que em janeiro chega a conta do IPVA, do seguro do carro e da matrícula e material escolar das crianças! O orçamento planejado garante que na volta esteja tudo tranquilo no início do ano.

É importante relaxar e curtir as férias, que sempre parecem ser tão curtas. Evite ficar irritado por qualquer motivo que tire o seu bom humor, como filas, lugares cheios, atrasos, mudança de planos. O melhor é sorrir, respirar e aproveitar, você merece. Acredite, essas podem ser as melhores férias da sua vida!

Fonte: http://www.msn.com/pt-br/viagem

0 comentários:

Postar um comentário