sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), realizou, dia 07.12, em São Luís, o último Seminário de Estruturação do Plano Estadual de Educação Ambiental. A ideia é implementar a Política Estadual de Meio Ambiente do Maranhão, que é o principal instrumento balizador das políticas, projetos e programas de educação ambiental.

O processo de elaboração do PEEA-MA aconteceu de forma participativa, com a presença de diversos setores da sociedade maranhense, como cooperativas, associações, sindicatos, entidades de classe, políticos executivos, dirigentes, ONGs, gestores ambientais, professores e lideranças comunitárias, que acompanham, divulgam e validam o documento, sob a supervisão da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão (CIEA-MA).

A SEMA vem realizando, desde o ano passado, os seminários com a participação desses atores, como forma de conhecer a opinião e reunir propostas a respeito das políticas que orientarão as ações de educação ambiental em todo o Maranhão. “Os seminários foram significativos e ímpares. Todos os 217 municípios foram ouvidos, colocaram suas propostas, de acordo com sua realidade”, explicou o Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

De acordo com o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o Plano Estadual de Educação Ambiental é de suma importância porque estabelece diretrizes e metas implementação de projetos dessa área nas escolas. “Dessa forma, a SEDUC vem atuando conjuntamente com a SEMA na elaboração do Plano Estadual, para assegurar a construção participativa e democrática das propostas que irão compor esse documento” destacou o gestor. 

A Secretária Municipal de Meio Ambiente de São Luís, Maluda Fialho, acredita que “somente com a educação se pode mudar alguma coisa nesse país. Somente com a educação ambiental se consegue coibir os danos ao meio ambiente”. 

Todas as propostas colhidas passarão por avaliação para que possam constar no Plano. “O Maranhão será o terceiro Estado do Brasil a ter o Plano de Educação Ambiental. E esse não é um trabalho fácil. Em todas as unidades regionais de educação foi feito um trabalho de socialização e conscientização para que esse seja um trabalho com bons resultados. Não é só combater e fiscalizar os crimes ambientais, mas trabalhar a conscientização da população”, finalizou Coelho.

0 comentários:

Postar um comentário