quinta-feira, 22 de dezembro de 2016
O processo de matrícula para os alunos que ingressarão na 1ª série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Maranhão passou a ser 100% informatizado este ano. O acesso à pré-matrícula está sendo feito on-line pelo endereço eletrônico www.ma.gov.br/matricula2017 e se estende até o próximo dia 30. Para 2017 estão sendo ofertadas 130 mil vagas em 719 escolas da Rede Estadual.

O período de pré-matrícula on-line pelo endereço eletrônico é destinado a quem concluiu ou está concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental em escolas regulamentadas das redes federal, estadual, municipal ou privada.

“Esse novo modelo é totalmente informatizado e propicia ao aluno ter uma visão plena, sobre todas as escolas que estão disponíveis para matrícula. O diferencial é que ele faz tudo isso pela internet e somente no segundo momento é que ele vai confirmar o que alegou pela internet nas escolas, quando eles levarão a documentação original e as cópias”, comentou a professora Silvana Machado, superintendente de Educação Básica da Seduc.

No primeiro momento, quando ocorre a pré-matrícula, os alunos poderão optar por uma das escolas estaduais, exceto as unidades escolares das modalidades de Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos; Centros de Educação Integral e escolas conveniadas. Em todas essas, o estudante deverá procurar a coordenação da escola.

Ao selecionar a escola, o estudante automaticamente assume a vaga disponível na escola de sua preferência. Cada estudante só poderá solicitar pré-matrícula em uma única escola. As vagas obedecerão à ordem de acesso ao sistema de matrícula. Após o encerramento do período da pré-matrícula, o estudante receberá a confirmação no próprio sistema de que sua pré-matrícula foi realizada com sucesso.

No segundo momento, o estudante será direcionado à escola previamente escolhida, onde terá sua matrícula validada com a entrega da documentação na unidade de ensino. Caso sejam detectadas inconsistências nos dados fornecidos ou a omissão de informações requeridas, o estudante terá sua pré-matrícula cancelada, e poderá aguardar uma 2ª chamada.

Em caso de dificuldade de algum estudante em acessar a internet, a Seduc disponibilizou 19 pontos de apoio para a realização da pré-matrícula. A lista dos locais com os respectivos endereços está disponível no Portal da Secretaria.

ATENÇÃO AOS PRAZOS

Pré-Matrícula: de 19 de dezembro às 8 horas, a 30 de dezembro de 2016 às 23 horas 59 minutos. Matrícula na escola com apresentação da documentação: de 2 de janeiro às 8 horas a 13 de janeiro de 2017 às 18 horas.

0 comentários:

Postar um comentário