sábado, 17 de dezembro de 2016
Obras do Governo do Estado, de grande impacto, estão beneficiando a população de São Luís e de toda a Região Metropolitana. Executadas por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) estão obras como a urbanização na área da Forquilha e MA-201 (Estrada de Ribamar), recuperação da Barragem do Bacanga, urbanização da orla na praia do Araçagi e recuperação asfáltica da Avenida dos Franceses.

Na Barragem do Bacanga, as obras mobilizam dezenas de técnicos, diariamente, para recuperar e ampliar o funcionamento das comportas. As estruturas que controlam o fluxo de água do mar e água doce entre a Baía de São Marcos e o Lago do Bacanga estavam em situação de extremo desgaste devido à falta de manutenção durante décadas, o que provocou o desabamento de uma comporta em 2015.

Uma comporta provisória, que futuramente será utilizada para serviços de manutenção, está instalada na passagem principal. Durante quarenta dias, o lago formado pelas águas dos rios Bacanga e das Bicas terá o nível reduzido para a realização dos serviços embaixo da ponte da barragem, onde será feito o nivelamento do terreno para instalação da comporta principal.

Na Avenida dos Franceses, está em andamento um trabalho em parceria com a Prefeitura de São Luís para recuperação da pavimentação asfáltica entre a Vila Palmeira e a Avenida Guajajaras. Na Avenida dos Africanos, a ponte sobre a galeria na área do bairro da Areinha está recebendo a construção de uma passarela para a passagem de pedestres.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, explicou que os serviços resolverão problemas causados pelo ressecamento e deformações do piso. “Observamos a necessidade de fazer a intervenção antes do período chuvoso, pois a tendência seria abrir buracos. Por se tratar de via de fluxo intenso esse processo de desgaste seria ainda mais acelerado se não houvesse a obra”, pontuou Antônio Araújo.

As obras do Governo na Região Metropolitana de São Luís também incluem áreas de lazer e visitação turística na capital. Na Lagoa da Jansen, a construção da Praça Frei Antônio foi concluída e inaugurada nesta semana e a Praça da Lagoa será ampliada. A Sinfra também está restaurando a Concha Acústica da Lagoa, que ganhará nova cobertura, palco recuperado, banheiros, camarins, arquibancada, calçadas e iluminação. “Nossa atuação prioriza sempre melhorar as condições de vida da população e investir em turismo e lazer é investir em geração de emprego e renda e qualidade de vida para todos”, afirma o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

0 comentários:

Postar um comentário