segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
Muita diversão para crianças e tranquilidade para pais, assim tem sido os fins de tarde para os moradores da Rua Frei Antônio e a Avenida Professor Mário Meireles, que contornam uma parte da Lagoa da Jansen, ponto turístico de São Luís.

É que eles receberam, na última semana, uma troca bastante justa. Um terreno que servia para acumular lixo e poeira, foi substituído pela Praça Frei Antônio, construída pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís.

João Eduardo tem 15 anos e já sabe onde vai aproveitar os dias de férias. “Eu moro atrás da praça e sofria com esse terreno cheio de lixo, mas agora tenho a praça para brincar com meus amigos e aproveitar nossas férias”, conta o adolescente.

Amanda Ferreira, de 9 anos, contou animada que foi convidada pelo Governador Flávio Dino para descerrar a placa de inauguração. “Ele veio aqui com um monte de gente e conversou com os adultos e com as crianças. Disse que esse vai ser um espaço para gente brincar e se divertir”.

Perguntada se gostou do resultado que viu com a praça pronta, a pequena contou que antes ia para a Praça da Lagoa, também inaugurada pelo Governo do Estado este ano, mas que por ser mais longe, a praça acabava sendo aproveitada com pouca frequência. “Lá é muito legal, mas um pouco mais longe. Essa aqui é boa porque minha mãe pode me ver da porta de casa enquanto brinco”, contou.

A dona de casa, Cinthia Gracielle, mora na Rua Frei Antônio, em frente à praça, e conta que com a entrega da praça ficou mais animada para terminar a reforma de sua casa. “A gente quase nem abria a porta de casa para a poeira não entrar, mas agora, com tudo bonito, dá gosto para terminar logo a reforma da minha casa. Bom saber que as crianças vão ter uma praça mais perto de casa e que nossa área ficou até mais valorizada”, fala rindo.

Já o tapeceiro, Jenilson Mota, agradeceu a construção da praça por vários motivos. “Além de ter dado uma melhora em nossa rua, a praça agora dá mais uma opção de lazer para as crianças da comunidade, que antes eram obrigadas a ficar trancadas dentro de casa ou tento contato com coisas que não devem. A praça é uma opção que vai preservar a infância dessas crianças e deixar os pais mais tranquilos”, explica. 

Redemocratização dos espaços públicos

Tem sido uma forte marca do Governo do Estado, a redemocratização dos espaços públicos antes marginalizados ou sem uso pela população. 

Desde de 2015, já foram inauguradas várias praças, quadras esportivas e áreas de lazer em São Luís e no interior do estado, como a Praça da Lagoa e a Nauro Machado, na capital e as praças Central, em Parnarama, e a São José, no município de Timon.

0 comentários:

Postar um comentário