sexta-feira, 14 de abril de 2017
SÃO LUÍS – Três alunas da Universidade Federal do Maranhão e um aluno da Universidade Estadual do Maranhão são os grandes vencedores do Desafio Universitário Empreendedor do Sebrae. Eles superaram a concorrência de outras 26 equipes finalistas de todo o Brasil e conquistaram o primeiro lugar na fase final da etapa nacional, que ocorreu na terça-feira, 11, em Brasília.

Pela UFMA, as estudantes Betiane de Jesus Silva e Emilly Martins, do curso de Administração, e Mayane Reis Conceição, do curso de Ciências Contábeis fizeram parte da equipe vencedora, junto com o discente do curso de Administração do Câmpus de Timon da Universidade Estadual do Maranhão, João Pedro de Oliveira. Cada um ganhou R$ 20 mil em premiação pelo êxito de conquistarem o primeiro lugar entre mais de 93 mil competidores de todo o país, após passarem por três etapas classificatórias iniciadas em 2016.

Na etapa final, a equipe maranhense apresentou o projeto de aplicativo “Posso Comer?”, que consiste em um suporte virtual para pessoas com intolerância alimentar e alergias. A ideia impressionou os empresários e consultores, pois, no projeto, o consumidor poderá utilizar o smartphone para obter informações sobre alimentos que podem ou não consumir. O projeto também contempla o mapeamento colaborativo de locais com cardápio para o público com restrição alimentar, além outras funcionalidades personalizadas ao usuário.

“Sinceramente, foi uma das mais incríveis experiências que já vivi. Foi a primeira vez que participei do desafio, mas nosso time estava muito focado em trazer esse prêmio para o Maranhão. O sentimento de realização por ter vencido é indescritível, principalmente porque somos os campeões numa disputa que reuniu mais de 90 mil universitários do Brasil inteiro”, celebrou Emilly Martins. 

Também muito empolgada, Mayane Reis já planeja agora o sucesso do grupo no mercado: “Participar desse evento foi maravilhoso, fantástico, uma experiência única. Além do aprendizado, de conhecer gente de todas as culturas do país, pudemos aproveitar ao máximo o conteúdo teórico, que é intenso e bem-organizado. Pudemos aprender mais a pensar sobre o nosso negócio e melhorá-lo”.

O resultado deixou emocionada a coordenadora do curso de Administração da UFMA, Adriana Araújo. “Vitórias como as das nossas alunas são inspiradoras. Evidenciam que estudantes ativos, focados e determinados são capazes de realizar sonhos. Sinto-me orgulhosa delas e entusiasmada em dar o meu melhor na coordenação do curso de administração, que tem tantos estudantes talentosos”, exaltou.

Saiba mais

O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição nacional de caráter educacional, promovida anualmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de estimular atitudes empreendedoras nos jovens, por meio de atividades, que vão desde jogos virtuais a cursos de capacitação presenciais.

Durante as etapas, os participantes realizam tarefas que simulam a gestão de uma empresa, com o intuito de encontrar soluções criativas para os desafios apresentados. No Maranhão, foram 316 estudantes universitários de 25 instituições de nível superior que participaram de jogos de negócios para desenvolver habilidades empreendedoras e corporativas no Desafio Universitário. 

0 comentários:

Postar um comentário