terça-feira, 11 de abril de 2017
O Cais da Praia Grande está recebendo serviços de melhoria quanto à acessibilidade, limpeza permanente, fiscalização qualificada com vistoria diária, sinalização, aumento da oferta de embarcações e garantia da periodicidade de viagens. As ações fazem parte de uma iniciativa inédita do Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), e incluem uma tabela de horários sobre as viagens que partem do Cais da Praia Grande e de Alcântara.

Essa tabela de horários de embarque de passageiros está sendo elaborada com base nos horários da Tábua de Marés publicada pela Marinha do Brasil, garantindo que todas as embarcações operem de forma igual e todos os passageiros que demandam o terminal sejam atendidos. A partir do estabelecimento desses horários, a fiscalização será realizada de forma a garantir o cumprimento rigoroso dos horários.

As melhorias permitem que as pessoas se desloquem com mais segurança e comodidade, tendo acesso a todas as informações necessárias sobre a viagem. O presidente da MOB, Artur Cabral, mencionou a importância destas mudanças “Estamos trabalhando para transformar nosso estado em um lugar cada vez mais atraente, dinâmico e cuidando de estruturar melhor o Terminal do Cais da Praia Grande, com sinalização mais adequada, limpeza diária, seguranças e acessibilidade”, declarou.

Melhorias

A fiscalização da MOB também intensifica ações como a realização diária de operações de embarque no Terminal, garantindo a segurança desses procedimentos, assim como a verificação do cumprimento dos direitos dos usuários que devem ser garantidos conforme legislação vigente, principalmente, sobre transporte de cargas não permitidas, lotação das embarcações e questões de gratuidade.

Recentemente, a MOB publicou a Portaria Nº 023/2017 que dispõe sobre a gratuidade para grupos de pessoas - deficientes, estudantes, idosos, crianças - nos transportes coletivos intermunicipais e semiurbanos, tanto no modal rodoviário quanto no aquaviário do Estado, a fim de possibilitar um melhor entendimento desses direitos aos cidadãos. 

Outra medida importante foi garantir um número suficiente de embarcações que atenda toda a demanda desta à linha São Luís-Alcântara. Hoje, quatro embarcações (Lusitana, Beira-Mar, Barraqueiro e Lua Nova) estão regularizadas junto à MOB, após passarem por análises e testes de mar realizados pela MOB e pela Capitania dos Portos. “Quando uma embarcação sai de linha para manutenção ou reparo, ela somente volta a operar após minuciosa inspeção e teste de mar feitos pelos fiscais da MOB”, explicou o coordenador de fiscalização da MOB, João Márcio.

0 comentários:

Postar um comentário