domingo, 30 de abril de 2017
O cantor e compositor Belchior morreu neste sábado, 29, na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, aos 70 anos. O POVO apurou que a morte foi causada por uma parada cardíaca.

A previsão é que o corpo do cantor chegue no Aeroporto Internacional Pinto Martins às 5h30min, onde o avião será reabastecido, e às 6h segue para Sobral. Lá, o corpo será velado no Teatro São João (7h às 10h). Por volta de meio dia, está marcado o velório em Fortaleza, que ocorrerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (12h da segunda às 7h da terça). Na manhã da terça-feira, por volta de 7h, terá a Missa de Corpo presente no Dragão e, em seguida, Belchior será sepultado no cemitério Parque da Paz, às 9h, no túmulo onde estão os pais dele.

Segundo a família, Belchior teria feito um pequeno show na noite de sexta-feira na cidade onde morava no Interior do Rio Grande do Sul e teria voltado pra casa reclamando de dor nas costas. Ele dormiu e não acordou mais.


Segundo O POVO apurou com Instituto Médico Legal (IML) de uma cidade do Rio Grande do Sul, o laudo da necrópsia aponta que a causa da morte foi por parada cardíaca. De acordo com o jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, Belchior teve uma dissecção da aorta (rasgão na parede da aorta), principal artéria do corpo humano.


Blog do Jocélio Leal: Governo do Ceará fará traslado do corpo de Belchior

O POVO apurou também que corpo do artista continuava em casa, onde morreu, esperando liberação oficial, por volta das 14h. Os médicos legistas estavam no local. Até aquela hora, ainda não havia emissão do atestado de óbito. Só após esses procedimentos, o corpo poderia ser embalsamado e embarcado para o Ceará.

A Prefeitura de Fortaleza decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Belchior. Confira nota:

"O prefeito Roberto Claudio assinou decreto determinando luto oficial de três dias em razão do falecimento do cantor e compositor cearense Antonio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, ocorrido na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul.

A Prefeitura de Fortaleza também ofereceu, em contato com os familiares do músico, todo o apoio necessário para velório e sepultamento.

O prefeito Roberto Cláudio lamentou a morte de Belchior e ressaltou que "a cultura musical cearense e de todo o País, assim como outras expressões das nossas artes, perde uma das suas mais marcantes personalidades. Não há como aferir o tamanho dessa perda que, infelizmente, encerra um longo e grave período de ausência de Belchior entre nós", afirmou.

O Prefeito manifestou, ainda, "solidariedade aos parentes, amigos e fãs e a eterna gratidão por este cearense ter trazido ao mundo uma poesia transcendente em todos os seus aspectos" 

Em nota, o governador Camilo Santana decretou luto oficial de três dias no Estado e reconheceu a importância de Belchior para a música brasileira. Confira a nota na íntegra:

"Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior. Nascido em Sobral, foi um ícone da Música Popular Brasileira e um dos primeiros cantores nordestinos de MPB a se destacar no País, com mais de 20 discos gravados. O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará. Que Deus conforte a família, amigos e fãs de Belchior. O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias. 

Por: Camilo Santana 

Fonte: O Povo

0 comentários:

Postar um comentário