domingo, 30 de abril de 2017
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o secretários estadual de Educação, Felipe Camarão, são os novos integrantes da Academia Ludovicense de Letras (ALL). O primeiro na condição de presidente honorário e o segundo como ocupante da cadeira 24. A distinção foi entregue em sessão plenária extraordinária conjunta da Academia e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).

Na mesma solenidade, o advogado, professor, procurador Federal, presidente da Fundação Memória Republicana e secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, também tomou posse na cadeira 24 da ALL e na cadeira 13 do IHGM.

A cadeira 24 da ALL é patroneada por Viriato Correia e a cadeira 13 do IHGM, por Raimundo José de Sousa Gaioso. A cerimônia, realizada no Convento da Mercês, contou com a participação do governador do Estado, Flávio Dino, do vice-governador, Carlos Brandão, e do vice-prefeito, Julio Pinheiro, bem como de representantes de institutos acadêmicos do estado e secretários municipais e estaduais, entre outras autoridades.

Em seu pronunciamento, o prefeito agradeceu a horaria e destacou a importância da academia. “Parabenizo a jovem Academia Ludovicense de Letras pelo trabalho desenvolvido. Uma academia de letras é um pilar importantíssimo da cultura de qualquer cidade. Em São Luís, Atenas Brasileira, cidade com uma tradição cultural e literária tão significativa, essa importância salta ainda mais aos olhos, uma vez que preserva a nossa cultura ao mesmo tempo em que congrega antigos e novos talentos literários do Maranhão”, disse o prefeito Edivaldo.

Edivaldo fez votos de que a atuação da academia seja cada vez mais significativa. “Embora jovem, essa academia já constrói uma grande história homenageando escritores importantes do passado na mesma medida em que congrega personalidades atuais que mostram que a cultura da nossa cidade permanece viva”, observou Edivaldo.

O prefeito reafirmou o compromisso com a literatura maranhense e de fomentar a busca de novos talentos nesse setor. “No dia 20 deste mês, com a parceria da Associação Maranhense de Escritores Independentes, foi inaugurado o Espaço Cultural e Livraria Maranhense no São Luís Shopping, com mais de mil títulos de escritores locais. Além de livros, o local também é um ponto de exposição de artesanato, desenhos, pinturas e outras obras de artes feitas por maranhense”, disse o prefeito, ao falar sobre as ações da Prefeitura na divulgação e preservação da produção cultural maranhense.

A entrega do diploma ao prefeito foi feita pela presidente da ALL, Dilercy Adler, que falou da importância da academia. Conforme o que está disposto no Estatuto Social da entidade , o prefeito municipal da cidade de São Luís é o Presidente Honorário da instituição. “A nossa academia tem pouco tempo de existência, pouco mais de três anos. Estamos felizes de empossar seu novo membro, Felipe Camarão, que é um intelectual promissor, e de entregar o título de Presidente Honorário ao prefeito Edivaldo que tem apoiado o trabalho da academia”, disse Dilercy.


Posse – Ao falar sobre a posse de Felipe Camarão na Academia e no Instituto, Edivaldo destacou o trabalho que ele desenvolve à frente da Secretaria de Estado da Educação que contabiliza muitos resultados positivos.

“O Maranhão tem que dar resposta a esse gargalo histórico que é alcançar índices melhores no campo educacional e o Felipe tem dado uma contribuição para que isso aconteça e agora, na academia, deve cumprir um papel importante”, disse.

Felipe Camarão disse que as posses significam mais que o recebimento de medalha, diploma ou ocupação de uma cadeira, simboliza a concretização de uma conquista verdadeira de uma pessoa que pensa, sonha e que quer realizar, preservar e sempre lembrar. “Considero que fazer parte desses dois sodalícios irá representar justamente isso: a possibilidade de poder contribuir para o meu Estado e para minha cidade na preservação do nosso patrimônio histórico, geográfico, científico e cultural”, salientou Felipe Camarão.

O presidente do IHGM, Euges Lima, falou que a posse do novo membro do instituto vai engrandecer a instituição e que ele vai contribuir para os objetivos e a finalidade da instituição que é a mais antiga do Estado do Maranhão, fundada em 1925.

Obs: Não é escolhe, é  empossa. Essa é  uma determinação regimental



0 comentários:

Postar um comentário