quarta-feira, 19 de abril de 2017
Formandos já estão sendo absorvidos no mercado de trabalho formal

A prática da reciclagem veio para ficar e pode oferecer não apenas uma forma de evitar o excesso de lixo no planeta, mas também alternativas sustentáveis de geração de trabalho e renda para muitos brasileiros.

São inúmeros os empregos informais que a reciclagem gera. Dados do portal do Governo Federal indicam que cerca 10% dos resíduos gerados nas cidades brasileiras são reciclados, e que o setor movimenta anualmente quase R$ 12 bilhões por ano.

Portanto, nada mais oportuno que a parceria da Odebrecht Ambiental e SENAI-MA na promoção do Curso de Design Sustentável, voltado para moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Totalmente gratuito, o curso contou com um total de 20 participantes, e foi realizado ao longo de uma semana, na unidade móvel do SENAI, com aulas teóricas e práticas na sede do Centro de Reservação CR9 da Odebrecht Ambiental na Rua 79, no Maiobão, no período de 03 a 07 de abril, ministradas pela técnica do SENAI Jacirene França.

"O objetivo foi ensinar os alunos a utilizar materiais que seriam descartados a exemplo de banners de lona, e confeccionar peças customizadas - bolsas, mochilas, carteiras e outras mais - para futura comercialização. E mais, minimizar o impacto de resíduos no meio ambiente através da reciclagem de produtos e ainda criar oportunidades de geração de renda às comunidades do entorno. Os alunos agora estão com um novo olhar e percebendo que materiais antes considerados sem uso podem ser excelentes matérias - primas", revela a professora.

Na última quarta - feira (12.04) os participantes do curso foram diplomados em solenidade que acontece às 15H30 no auditório da Odebrecht Ambiental no Maiobão, na presença de executivos da concessionária e do representante da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar, Wilame Guimarães que ressaltou a importância dessa iniciativa:

"São iniciativas como essa da Odebrecht Ambiental que fazem a diferença na comunidade e ajudam a desenvolver o município, ampliando a empregabilidade das pessoas", disse ele.

E para muitos, mais que um diploma conquistado, o curso está representando a entrada ou volta formal no mercado de trabalho. Empresas como a Malharia Vitória já demonstraram interesse em absorver parte desses formandos, e cerca de 12 alunos estão em processo de seleção e contratação na empresa.

A moradora de Paço do Lumiar Maria Goreth Diniz, 30 anos, é uma das alunas em processo de seleção. A técnica em edificações que antes trabalhava na construção civil está desempregada há 3 anos, e agora sonha em voltar ao mercado de trabalho nessa nova profissão, graças à capacitação em design sustentável:

"Agradeço muito à Odebrecht Ambiental por essa oportunidade. Já desejava tentar uma capacitação em outra área mas não tinha dinheiro para pagar um curso, agora estou diplomada e participando de uma seleção de emprego. Vou continuar me capacitando e muito otimista em relação ao futuro nessa nova profissão", disse a formanda.

Para Helder Dantas, Diretor da Odebrecht Ambiental no Maranhão, essa iniciativa demonstra o forte engajamento comunitário da concessionária nos municípios de S.J de Ribamar e Paço do Lumiar:

"Além de sermos o maior investidor privado desses dois municípios, e também o maior empregador, nos orgulhamos dos programas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da empresa, que proporcionam parcerias relevantes como esse curso de designer sustentável realizado juntamente com o SENAI-MA, e que já está mudando para melhor a vida dos participantes e de sua comunidade", disse Dantas.

FOTOS - DANIELLE VIEIRA:

0 comentários:

Postar um comentário