quarta-feira, 19 de abril de 2017
66 CONFERÊNCIA DA HARMONIA FOMENTA TURISMO DE EVENTOS

Acontece de 19 a 22 de abril no Hotel Pestana em São Luís a 66ª Conferência do Distrito 4490 (MA, PI e CE), que terá como lema: Conferência da Harmonia. A Expectativa é que aproximadamente 600 rotarianos dos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, estejam reunidos para tratar sobre diversos temas relacionados às causas humanitárias, voluntariado, intercambio de jovens e assuntos do Rotary Internacional.

O evento será conduzido pelo casal governador do Distrito 4490, o maranhense David Lima Gomes e Luz Marina Guimarães, além de contar com a presença do representante do presidente Rotary Internacional, Alberto Bittencourt do Rotary Club Recife Boa Viagem.

Nos dias 19 e 20 acontecerá a pré-conferência com o treinamento dos candidatos selecionados para o intercâmbio de jovens para o ciclo 2017-2018. Este é um dos mais importantes programas do Rotary, que além de contribuir pra a formação de jovens maranhenses no aprendizado de um novo idioma e cultura, tem relevante papel na construção da paz mundial no futuro mundial.

No dia 21.04 às 15 horas o Governador do Estado Flávio Dino fará uma apresentação com o tema "Oportunidades de investimentos no Estado do Maranhão". O Governador Flávio Dino também participará do lançamento e obliteração de um selo especial da Conferência da Harmonia, a ser lançado pela empresa de Correios e Telégrafos. Para a festa de encerramento (22.04) é grande a expectativa em torno do leilão de uma obra original do pintor Di Cavalcante.

Fundado em 1905 pelo advogado Paul Harris nos Estados Unidos, o Rotary é uma organização humanitária que une líderes que trocam ideias e entram em ação para criar mudanças positivas em milhares de comunidades no mundo. Está presente em 219 países, e tem 1.236.050 profissionais voluntários. No Brasil são 54.736 rotarianos e o Maranhão pertence ao Distrito 4490 que envolve ainda os estados do Piauí e Ceará com mais de 2.000 voluntários distribuídos em 79 clubes. Dentre várias ações humanitárias, o maior legado do Rotary é a luta pela erradicação da paralisia infantil (pólio ou poliomielite) no mundo por meio do financiamento de pesquisas e doação de vacinas. Atualmente somente dois países ainda são endêmicos, Afeganistão e Paquistão.

Outro importante legado do Rotary Internacional é o Intercâmbio de Jovens entre 15 e 17 anos, que tem por objetivo proporcionar a mais 8 mil de jovens do mundo inteiro por ano a oportunidade de aprendizado cultural como embaixadores dos seus países. Este ano o Distrito 4490 (Maranhão, Piauí e Ceará) enviou 21 jovens a países como México, Estados Unidos, Dinamarca Finlândia, Itália, França, Alemanha, Taiwan, Canadá e Coreia do Sul.

O presidente do Rotary Internacional, o americano John Germ, escolheu para o ano rotário 2016-2017 o lema Rotary a Serviço da Humanidade. Inspirado pela habilidade que a organização tem de reunir profissionais para alcançar metas desafiadoras, Germ disse que “este é o momento de maximizarmos o nosso sucesso, completando a erradicação da pólio e levando o Rotary a novos patamares de serviços à humanidade”.

O Governador do Distrito 4490, David Gomes ressaltou a importância do Rotary Internacional para o mundo e destacou “Os clubes do Rotary nos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, desenvolvem as suas ações humanitárias com a realização de diversos projetos já consolidados no sentido de promover a cidadania das pessoas nas mais diversas comunidades assistidas”, disse David Gomes.

O Rotary concentra seu trabalho em seis áreas de enfoque para ampliar impacto local e global em prol de causas específicas e, ao mesmo tempo, entende que cada comunidade tem suas próprias necessidades. 
Por meio dos Subsídios Globais e de outros recursos, ajuda os clubes espalhados pelo mundo a concentrarem suas iniciativas nas seguintes áreas:

PROMOÇÃO DA PAZ

Atualmente, 65 milhões de pessoas são forçadas a se deslocar devido a conflitos armados e perseguição. Por meio de parcerias com diversas universidades, oferecemos até 100 Bolsas Rotary pela Paz por ano. Através deste programa, os bolsistas desenvolvem habilidades para fortalecer iniciativas pró-paz, treinar líderes locais e mediar conflitos, além de apoiar o trabalho de promoção da paz em áreas afetadas por conflitos.  

COMBATE A DOENÇAS

Mais de 100 milhões de pessoas são levadas ao nível da pobreza por causa de despesas médicas. Nós trabalhamos para melhorar e ampliar o acesso à assistência médica de baixo custo ou gratuita em áreas menos desenvolvidas, e nossos associados mobilizam suas comunidades para ajudar na prevenção de doenças como poliomielite, HIV/aids, malária, entre outras. 

FORNECIMENTO DE ÁGUA LIMPA

Mais de 2,5 milhões de pessoas não têm acesso a instalações sanitárias adequadas e pelo menos 3.000 crianças morrem por dia em decorrência de doenças diarreicas causadas por água contaminada. Os projetos rotarianos dão às comunidades a capacidade de desenvolver e manter sistemas hídricos e sanitários, e apoiam estudos nessas áreas. 

SAÚDE DE MÃES E FILHOS

Pelo menos 7 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade morrem por ano devido a fatores como desnutrição, assistência médica de baixa qualidade e saneamento precário. Para ajudar a reduzir este índice, o Rotary fornece vacinas e antibióticos a bebês, melhorando o acesso a serviços médicos essenciais e apoiando o treinamento de funcionários da área da saúde. 

APOIO À EDUCAÇÃO

Sessenta e sete milhões de crianças no mundo não têm acesso à educação e mais de 775 milhões de pessoas com mais de 15 anos são analfabetas. O objetivo do Rotary é fortalecer a capacidade das comunidades apoiarem a educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade entre os sexos nesta área e aumentar a alfabetização de adultos. 

DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES

Cerca de 1,4 bilhão de pessoas vivem com menos de US$1,25 por dia. Os projetos rotarianos melhoram o desenvolvimento econômico e comunitário, dão oportunidades de empregos produtivos e decentes para jovens e adultos, e contribuem para fortalecer empreendedores e líderes comunitários, sobretudo do sexo feminino, em regiões carentes. 

SERVIÇO:
O QUE: 66ª Conferência Distrital do Rotary Internacional
QUANDO: De 19 a 22 de Abril, das 08:00 às 17:00 horas
ONDE: Auditório Luís Camões  / Hotel Pestana São Luís no Calhau

0 comentários:

Postar um comentário