terça-feira, 25 de abril de 2017
Prestes a lançar o edital que vai definir o perfil dos estudantes que poderão se candidatar a bolsa para realizar o Intercâmbio na Alemanha, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), já tem alguns critérios definidos. Entre eles, estar cursando uma das três séries do Ensino Médio no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Também será necessário ter bom desempenho escolar e na língua inglesa. 

O processo seletivo deve ocorrer até junho deste ano.  O aluno vencedor deverá embarcar em agosto, ficando no país por um ano.“O aluno deve atender o perfil pré-definido para ocupar a bolsa. Após concluir a seleção e ser contemplado, este aluno vai para Alemanha, onde ele realizará parte do Ensino Médio durante este ano que estará fora, com todas as despesas pagas pelo Governo”, diz o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.“Dependendo do desempenho dele, existe a possibilidade, inclusive, de continuar estudando na Alemanha”, acrescenta.

A oportunidade de fazer esse intercâmbio internacional passou a ser proporcionada aos alunos da rede pública do Maranhão após a atual gestão do Governo do Maranhão ter instituído o Programa ‘Iema no Mundo’.  "É uma grande oportunidade, considerando que a Alemanha é um dos países mais ricos do mundo, atualmente a quarta economia mundial. O país é muito avançado na área da ciência, tecnologia e inovação, como na indústria mecatrônica, na indústria química, na indústria de energia, entre outras ”, ressalta o secretário.

A finalidade do programa é propiciar a esse aluno uma vivência no idioma estrangeiro, conhecimento em outro sistema educacional, estabelecer relações com estudantes de outros países e estimulá-lo a concluir o ensino médio e seguir a carreira acadêmica ou profissionalizante.“O país é realmente um celeiro importante e isso trará um impacto na vida desse jovem maranhense”, afirma Almada. Os critérios para participação do programa serão disponibilizados por meio de um edital divulgado em breve no site da Secti (http://www.secti.ma.gov.br/).

0 comentários:

Postar um comentário