sábado, 29 de abril de 2017
O edital MowBrasil 2017, que busca proteger e estimular o acesso a acervos documentais de interesse nacional, está com inscrições abertas até 31 de julho. A iniciativa, do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), selecionará 10 conjuntos documentais – de textos, audiovisuais, iconográficos ou cartográficos – para possível nominação no Registro Memória do Mundo.

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, de caráter individual ou em grupo. Os documentos inscritos deverão ter relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira e serão avaliados pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MOW Brasil). O comitê levará em consideração o impacto e o significado do documento para a história e a cultura brasileira. Outros critérios são integridade, acessibilidade, autenticidade, unicidade e originalidade do documento. 

O envio dos documentos para inscrição deve ser feito para o e-mail candidaturamowbrasil@arquivonacional.gov.br em formato digital e deve seguir características especificadas no edital. É obrigatório o preenchimento do formulário de candidatura. Ao candidatar-se, o interessado autoriza o uso, para divulgação do Programa Memória do Mundo, de duas imagens, 30 segundos de áudio ou 3 minutos de imagem em movimento.

As candidaturas aprovadas à nominação ao Registro Memória do Mundo do Brasil de 2017 serão divulgadas até o dia 6 de outubro de 2017. O resultado final das candidaturas aprovadas será afixado em forma de extrato de ata, no quadro de avisos do hall principal do edifício-sede do Arquivo Nacional (prédio P), na cidade do Rio de Janeiro, e estará disponível no portal da instituição, na seção Memória do Mundo.  

Em 2016, o acervo de 458 trabalhos que pertenceu a um dos mais ativos pesquisadores sociais e etnográficos do País, o médico Arthur Ramos, escrito entre 1926 a 1949, foi um dos premiados. A coleção pertence desde 1956 à Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura. O vasto arquivo contém correspondência do titular e de terceiros, recortes de jornais, folhetos, fotografias, originais manuscritos, pesquisas e estudos sobre educação, medicina legal, psiquiatria, psicologia, sociologia, antropologia, folclore e etnografia. 

História

O Programa Memória do Mundo da Unesco – Mow (Memory of the World) pressupõe que o patrimônio documental mundial pertence a todos e deve ser preservado e acessível "de maneira permanente e sem obstáculos". 

A iniciativa reconhece patrimônios documentais com relevância internacional, regional e nacional. Além de realizar registro com certificado, o programa facilita o acesso e preservação desse tipo de patrimônio.

Em setembro de 2004, o Ministério da Cultura criou o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco - MOW Brasil. Desde seu funcionamento oficial, em 2007, lançou diversos editais que resultaram em acervos documentais nominados.

Entre os documentos preservados com apoio do programa encontram-se a Bíblia de Gutenberg e a partitura original da 9ª sinfonia de Beethoven, ambos em arquivos alemães. O primeiro documento em língua portuguesa que foi incluído no Registo da Memória do Mundo foi a Carta de Pêro Vaz de Caminha.

Serviço:
Em caso de dúvidas, encaminhe e-mail para memoriadomundo@arquivonacional.gov.br ou entre em contato pelo número: (21) 2179-1256


0 comentários:

Postar um comentário