quarta-feira, 19 de abril de 2017
O vice-governador Carlos Brandão discutiu, nesta semana, em Brasília, ações em benefício da região da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru. Acompanhado dos secretários de Estado de Programas Especiais, Pierre Januário, e do Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília, Ricardo Capelli, Carlos Brandão se reuniu com Carsten Sandhop, diretor do KfW Brasil, banco alemão voltado para o desenvolvimento sustentável. Em pauta, apoio a iniciativas na área de preservação ambiental no estado. 

A instituição realiza investimentos nesse setor em diversos estados brasileiros e outros países. A expectativa é que o KfW comece a atuar este ano no Maranhão, com foco na Bacia do Itapecuru. No Brasil, os focos de cooperação da Alemanha são mudança climática e meio ambiente, globalização e mudança tecnológica. O KfW é responsável pela execução da cooperação financeira oficial, enquanto a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) é a encarregada de executar os projetos aprovados regularmente por meio das negociações intergovernamentais sobre cooperação técnica e financeira entre Brasil e Alemanha. 

Bacia do rio Itapecuru

Carlos Brandão ressaltou a importância da bacia do Itapecuru para o estado. O rio é responsável pelo abastecimento de água de São Luís e de vários municípios por onde passa, além de ser fonte de água para agricultura e empreendimentos industriais ao longo de seu curso. “Estamos elaborando, coletivamente, uma proposta de ação para o Maranhão voltada para o campo de atuação do KfW, potencializando os nossos recursos ambientais”, contextualizou o vice-governador. A aproximação com organizações de cooperação da Alemanha, para Carlos Brandão, é um importante passo para o Governo do Maranhão estreitar os laços com outras instituições da União Europeia que, tradicionalmente, se envolvem em programas de preservação ambiental.

O secretário Pierre Januário acrescentou que o governador Flávio Dino tem interesse na transferência de tecnologia alemã para o Maranhão na área de preservação do meio ambiente e na geração de energia, com o amplo acesso às linhas de crédito de recursos internacionais. Ele disse que o KfW vai analisar a proposta de parceria com o Maranhão e, a partir do alinhamento do projeto com as estratégias da instituição, uma missão da instituição virá ao Maranhão para conhecer a região do rio Itapecuru e propor alternativas de ação concretas no estado.

0 comentários:

Postar um comentário