Assembleia Legislativa do Maranhão

quinta-feira, 27 de abril de 2017
Pesquisa com mais de 2 mil pessoas de todas as regiões do país traça o perfil do viajante doméstico

A Região Sudeste concentra proporcionalmente o maior percentual de emissores de turistas pelo país. Enquanto mais de metade da população, 55,4%, revela que já realizou, pelo menos, uma viagem pelo Brasil, entre os moradores do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo este índice sobe para 70%. Os dados são resultado de uma pesquisa do Ministério do Turismo.

No ranking nacional de consumo de produtos e serviços turísticos, a segunda posição está com a região Nordeste, com 54,5% de viajantes declarados. O Norte e o Centro-Oeste, juntos, concentram 42% das pessoas que já viajaram pelo país e o Sul, 35,7%.  Se 44% dos brasileiros nunca viajaram, 49,4% da população viaja, pelo menos, uma vez por ano.

Quando o assunto é a frequência das viagens, os nordestinos estão na dianteira com o maior percentual de pessoas que pegam a estrada, pelo menos, uma vez por semana ou duas vezes por mês. Não por coincidência, o carro é o principal meio de transporte utilizado (49,4%) pelos moradores da região. O ônibus é o mais utilizado entre os moradores da região Sudeste (44,3%) e o avião domina em parte da Amazônia (32,7%).

A pesquisa do MTur confirma a preferência do brasileiro pelos segmentos de sol e praia e natureza (campo), a primeira e segunda citações dos entrevistados. Tanto que os percentuais de escolha de viagens com destino ao litoral são superiores a 70% em todas as regiões do país, com destaque para os entrevistados nas regiões Norte e Centro-Oeste (78,8%). Os destinos de natureza, que encantam 41% dos brasileiros, também têm forte apelo entre os habitantes das cinco regiões com percentuais acima dos 30% registrados no Nordeste.

Os entrevistados apontaram também os fatores que consideram para decidir a escolha do destino. Aspectos como a facilidade de acesso, beleza da paisagem, hospitalidade, diversidade de atrações históricas receberam notas superiores a 8, em uma escala de 1 a 10, em todas as regiões. A segurança (9,1) os preços (8,8) e a infraestrutura (8,8) obtiverem maiores notas entre os moradores do Sudeste.

A pesquisa, que traça o perfil e hábitos do turista doméstico, foi realizada com mais de duas mil pessoas, no período de 17 a 23 de março deste ano.

Fonte: Mtur

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista