quarta-feira, 26 de abril de 2017
A Galeria Trapiche, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, tem um projeto permanente intitulado "Diálogos" que visa debater sobre pesquisas acadêmicas no campo cultural e artístico. Nesta quarta-feira (26), mais uma edição acontece em parceria com Associação Maranhense de Arte-Educadores (Amae) e recebe o professor doutor Almir Valente Costa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Ele fará uma palestra com o tema "Poéticas contemporâneas: por uma estética do cotidiano", que discutirá sobre arte contemporânea, arte-educação e cotidiano.

A roda de conversa é aberta ao público e inicia às 18h30, na sede da Galeria, localizada na Avenida Vitorino Freire s/n - Praia Grande (em frente ao Terminal de Integração). Podem participar estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas na área. A palestra terá como convidado o professor mestre Lucas Viana Silva, do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - Faculdade Católica (Iesma), com pesquisas na área de filosofia, arte e literatura.

"Nós, como equipamento público de cultura, queremos oportunizar profissionais da arte de São Luís e de outras cidades do Estado a dialogarem sobre seus objetos de estudo. A ideia é dar espaço aos agentes da arte dialogarem e trocarem experiências pertinentes aos saberes para essa docência, visando dar maior visibilidade aos trabalhos de cunho estético realizados em sala de aula, às pesquisas em monografias, dissertações de mestrado e produções artísticas autorais. Esta é mais uma parceria que vem reforçar que a galeria está aberta para todos, tanto pesquisadores, professores, fazedores e fruidores de arte, com o intuito de dinamizar este espaço e apresentar as artes nas suas múltiplas linguagens", destacou a diretora da galeria, Camila Grimaldi.

A vice-presidente da Amae, Mônica Rodrigues, explica o que motivou a realização do projeto Diálogos. "O projeto nasceu para facilitar a troca de experiências, para melhor articulação da Amae e para que pesquisas no campo artístico fossem conhecidas. É uma forma de a associação fazer uma construção formativa na área cultural. A proposta do tema Diálogos parte do caráter interativo do encontro, sem o peso formal da academia, onde se pretende ter a leveza do diálogo entre colegas de profissão", disse Mônica Rodrigues.

A cada edição, um profissional da área é convidado para difundir suas experiências aos que tenham interesse em ampliar sua bagagem de formação no âmbito do ensino e da docência na área de conhecimento da arte e permitir, desta forma, externar as conquistas que por vezes ficam isoladas em salas de aula ou em documentações acadêmicas de conclusão de cursos, dando maior notoriedade e alcançando um número cada vez maior de participantes que serão multiplicadores e novos proprietários dos saberes apreendidos nestas rodas de conversas.

OCUPAÇÃO TRAPICHE

A Galeria Trapiche Santo Ângelo mantém a exposição "Ocupação Trapiche #1" em cartaz até o dia 28 de abril, resultado da Chamada Pública Nacional de Ocupação Artística que selecionou diversos trabalhos de diferentes segmentos das artes.

Até o final do ano, várias exposições selecionadas ocuparão o equipamento público de cultura. Esta é a primeira edição e contempla o ramo da fotografia, com trabalhos de Ana Paula Gomes, Aretha Raos, Cláudia Marreiros, Dandara Kran, Danielle Fonsêca, Denis Carlos, Rafael Roncato e Samy Sfoggia.

0 comentários:

Postar um comentário