quinta-feira, 6 de abril de 2017
Orquestra se apresenta nesta segunda-feira, 10, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire

Depois de encantar o público de várias capitais nordestinas, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba se apresenta pela primeira vez para o público maranhense. O concerto ocorrerá nessa segunda-feira, 10, às 19h, no auditório Paulo Freire da Cidade Universitária Dom Delgado. A apresentação encerrará a temporada 2017 da turnê Nordeste da orquestra e marca a abertura das comemorações pelos dez anos do curso de música da UFMA. 

Sob a regência do maestro titular Thiago Santos, a orquestra contará com a participação de 24 músicos. O concerto é uma realização da UFPB e Universidade Federal do Maranhão e homenageará os 90 anos de Ariano Suassuna e os 130 anos do maestro e compositor Heitor Villa Lobos. Os músicos da orquestra realizarão ainda dois eventos gratuitos para estudantes e músicos da comunidade maranhense.

No domingo, 9, haverá um masterclass de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico e trompa, às 9h, na sede do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão (Rua Humberto de Campos, 174, Centro). Na segunda-feira,10, os músicos realizarão às 9h, também no auditório Paulo Freire, um concerto didático aberto a estudantes das escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio, universitários e pessoas da comunidade.

No espetáculo da segunda-feira, a orquestra apresentará um repertório formado por clássicos da música instrumental nacional e internacional. O programa é formado pelas composições Mourão, de G. Guerra-Peixe; Toada e Desafio, de A. Barbosa; Fantasia para saxofone, com o solista Arimatéia Veríssimo, de Heitor Villa Lobos, e encerrando o espetáculo a orquestra apresentará Serenata para cordas Opus 48, de Tchaikovsky.

A diretora do DAC, Fernanda Santos Pinheiro, destacou que essa parceria faz parte da nova política cultural da UFMA. “Não é todo dia que temos em nossa cidade grandes espetáculos como esse. Essa parceria promove o intercâmbio cultural entre músicos dos dois estados e fortalece a formação profissional dos estudantes locais”, disse.

A professora do Curso de Licenciatura de Música Mônica Luchese afirma que o espetáculo integra as comemorações dos dez anos do curso. “Este concerto permitirá não só a contemplação de nossa comunidade a esse belo repertório, mas também trará para crianças ludovicenses a exploração, a descoberta e a introdução neste mundo da música de orquestra. Os estudantes de música terão uma rica troca de experiências”, avalia. 

0 comentários:

Postar um comentário