sexta-feira, 19 de maio de 2017
A Roda de Debates reuniu alunos do ensino médio e é um desdobramento das visitas realizadas  por imortais da Academia em escolas de São Luís.


São Luís - A convite da Academia Maranhense de Letras (AML), alunos da Escola de Formação Gerencial do Sebrae no Maranhão (EFG- MA) participaram do programa Roda de Debates, uma iniciativa da Academia,  que busca integrar estudantes de ensino médio às tradições literárias do Estado

Em plenária realizada recentemente na própria AML, os alunos da EFG-MA debateram sobre o tema “O hábito da leitura e o escritor em formação”, ao lado de estudantes do Liceu Maranhense e do Centro de Ensino João Francisco Lisboa – ambas da rede estadual de ensino.

Na oportunidade, a estudante Iasmim Lobato, do 3º ano da EFG-MA, representou a escola durante a discussão intitulada “O que lemos, o que podemos ler, o que devemos ler”. Amante da leitura e da escrita declarada, Iasmin contou um pouco de sua experiência com a literatura e como tem sido sua recente trajetória enquanto escritora, uma vez que tem trabalhado na produção de seu primeiro livro de contos.

“Essa história de ser escritora na verdade surgiu de uma brincadeira de criança que foi alimentada até os dias de hoje. Sobre experiência com a literatura posso resumir que foi algo que desde muito cedo salvou minha vida por muitas vezes”, relatou a estudante, relembrando que diante de problemas familiares encontrou, nos livros, a válvula de escape necessário para não se envolver com coisas que pudessem atrapalhar seu desenvolvimento enquanto adolescente.

Sobre o incentivo à leitura dentro do ambiente escolar, a jovem afirma que a prática na EFG-MA é bastante satisfatória, uma vez que isso faz parte da visão da instituição de ensino. “Temos uma biblioteca de qualidade”, destaca a estudante.

Debates
A carência e a falta de investimento em bibliotecas que incentivem o hábito e o gosto pela leitura foi o assunto com maior repercussão durante os debates e que, segundo o presidente da AML, o imortal Benedito Buzar, tem sido grande alvo de combate por parte da academia.

“A Roda de Debates é um desdobramento das visitas que fizemos a essas escolas no final do ano passado, onde conhecemos a estrutura das bibliotecas e percebemos um pouco de como esses alunos lidam com a literatura. Em algumas escolas, notamos a falta de investimento em livros e em proporcionar um espaço ideal de incentivo a leitura e isso nos preocupou”, conta Buzar.

O imortal diz que a iniciativa da Academia Maranhense de Letras está além da doação de livros. “Por isso estamos aqui, estimulando essas discussões e trazendo os alunos para academia: é para gerar uma mudança de mentalidade, até mesmo para que eles saibam cobrar a presença da literatura de seus professores”, afirma o presidente da AML. 

0 comentários:

Postar um comentário